Política

Prefeito e vice de Lagoa dos Gatos podem ter seus mandatos cassados

Ação ajuizada pela Coligação "A Esperança Se Renova" e pelo PSC municipal aponta oito fatos ilegais cometidos pelos então candidatos.

Publicado:


Prefeito Stênio (PP) e seu vice Lêu | © Reprodução
Prefeito Stênio (PP) e seu vice Lêu | © Reprodução

O prefeito Stênio (PP) e o vice Lêu, de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, podem ter seus mandatos cassados nos próximos dias, após ação ajuizada pela Coligação “A Esperança Se Renova” e pelo PSC municipal que aponta oito fatos ilegais cometidos pelos então candidatos.

A Justiça Eleitoral investiga fatos que vão desde a compra de votos, denunciadas na campanha por eleitores na própria delegacia de polícia local, até a doação de brindes, camisetas, além do uso de máquina, como, por exemplo, o trator da prefeitura, que foi fotografado carregando mastros de bambu para bandeiras dos candidatos apoiados pelo então prefeito Misso de Amparo que foi impugnado e proibido de disputar a reeleição.

Além disso, nesta mesma ação, a Justiça Eleitoral investiga o abuso de poder político e econômico por parte da chapa encabeçada pelo atual prefeito Stênio Fernandes. Dentre os fatos, estão também a realização de passeata durante o período de proibição pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, inclusive esse fato foi matéria veiculada na imprensa televisiva nacional, e ainda a inauguração de uma frota de veículos durante o período eleitoral, em total descumprimento à legislação eleitoral brasileira.

Análise da Oposição

A reportagem do BR104 em Pernambuco conversou com o vereador Alex Alan (PP), que rompeu antes mesmo do início da legislatura 2021-2024. Questionado sobre como enxergava essa ação na justiça eleitoral contra a chapa do prefeito Stenio, o parlamentar disse que já tinha conhecimento dessa ação desde o final do período eleitoral. “A Justiça Eleitoral foi provocada devido a tudo que está relatado na ação. Vamos aguardar o trâmite necessário”, disse à reportagem.

Indagado sobre se acreditava que os fatos denunciados são verdadeiros – já que faz parte do PP, embora tenha rompido politicamente com Stênio -, Alex Alan afirmou que: “Não posso te confirmar, pois não fiz campanha juntamente com o até então candidato a prefeito, mesmo estando aliado a ele. Busquei pautar minha campanha como fiz na anterior, visitando os amigos, possíveis eleitores, acompanhado de minha esposa e amigos.”

A oposição de Lagoa dos Gatos aguarda o desenrolar da ação para que, em caso de eleição suplementar, definir o caminho político a ser seguido. O BR104 estará acompanhando o andamento do processo.

*Por Eugênio de Lima/PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Entrevista
Nenel Luiz faz um “Raio X” de Messias e expõe decepção com Marcos Silva

O vereador de Messias foi entrevistado pelo repórter do Portal BR104 Anthony Albuquerque


Arthur Lira - @BR104
Política
Após demissão do primo, Arthur Lira indica substituto para o Incra em Alagoas

César Lira havia sido nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e manteve-se no cargo mesmo após a transição presidencial.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Veja como foi o primeiro dia do julgamento que pode cassar Almir Belo

Ainda faltam os votos de quatro ministros: Nunes Marques, Raul Araújo, Floriano de Azevedo e André Ramos.


Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.