Política

Porque Lula não quer o “Lula Livre”

Aceitar o regime semiaberto pode legitimar o processo que foi imposto ao ex-presidente

Publicado: | Atualizado em 03/10/2019 07:11


Entenda porque nem Lula quer o Lula Livre — © Reprodução
Entenda porque nem Lula quer o Lula Livre — © Reprodução

Política — O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Carlos Rocha, tem informado aos veículos de comunicação que o petista não pretende cumprir o regime semiaberto oferecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Lula cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde 2018.

O regime semiaberto daria ao ex-presidente a possibilidade de sair durante a manhã e trabalhar e voltar no período da noite. A proposta não foi aceita por ele, e sua decisão tem chamado atenção no parlamento.

Nesse caso, a decisão do ex-presidente atende a seguinte narrativa: se ele aceitar a medida de progressão, automaticamente estaria validando o processo no qual responde, e vem contestando veementemente nas instâncias do supremo.

+ A outra face de JHC

Em meio as perguntas de parte dos defensores do “Lula Livre”, está a seguinte: “Por que o ex-presidente não aceita o regime semiaberto e acaba com tudo isso de uma vez?“.

Uma das principais exigências do regime é o cumprimento da hora trabalhada durante o dia, no qual Lula teria que cumprir, além de fazer uso da tornozeleira eletrônica. Nesse caso, seu advogado vem o orientando para que se ele aceitar a proposta, estará aceitando junto a acusação na qual ele diz ser inocente.

O petista tem insistido no Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão do então juiz que o condenou no caso do Triplex, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

O STF recusou recentemente um pedido feito pelos advogados de Lula que tinham a intenção de incluir nos inquéritos a favor do petista, os diálogos vazados entre Moro e o procurador e coordenador geral da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, Deltan Dallagnol.

Para a defesa do ex-presidente, a decisão tomada por Lula trata-se de um reconhecimento da legitimidade do processo, que foi imposta a ele. Desta forma, Lula não aceitar o regime semiaberto não estaria descumprindo ordens da Suprema Corte.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Arthur Lira - @BR104
Política
Após demissão do primo, Arthur Lira indica substituto para o Incra em Alagoas

César Lira havia sido nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e manteve-se no cargo mesmo após a transição presidencial.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Veja como foi o primeiro dia do julgamento que pode cassar Almir Belo

Ainda faltam os votos de quatro ministros: Nunes Marques, Raul Araújo, Floriano de Azevedo e André Ramos.


Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.