Política

PF identifica homem que ameaçou dar facada em vereador bolsonarista: “A próxima será em você”

Leonardo Dias recebeu as ameaças nos comentários de uma publicação que fez em seu perfil no Instagram.

Publicado: | Atualizado em 10/01/2022 08:34


Vereador Leonardo Dias - @Reprodução
Vereador Leonardo Dias - @Reprodução

Uma investigação da Polícia Federal (PF/AL) culminou na identificação de um homem de 33 anos, acusado de ameaçar de morte o vereador da capital alagoana, Leonardo Dias (PSD). As ameaças foram feitas através de um perfil fake no Instagram, e em uma delas, o homem fez referência à facada que vitimou o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em um comentário num post do parlamentar: “A próxima facada será em vc dia 06, aguarde”, disse ele.

De acordo com informações que constam no inquérito policial ao qual o BR104 teve acesso, Leonardo Dias contou à polícia que a ameaça aconteceu no dia 1 de maio de 2021, data em que participou de uma carreata em apoio ao presidente Bolsonaro, de quem é aliado.

“De acordo com a vítima, no dia do fato, havia participado de uma carreata em apoio ao Presidente da República e postou um vídeo no Instagram durante o evento, em sua publicação, recebeu comentários contendo ameaças do usuário @mari.ajulia2040, quais sejam: “com esse monte de banha dá pra fazer vários torresmos @tocomleonardo”, “a próxima facada será em vc dia 06 aguarde @tocomleonardo quero ver se vc é valentão mesmo”. Ressalta que se sentiu intimidado e fez prints dos comentários, objetivando seguir com as investigações contra o autor das ameaças”, diz um trecho do depoimento.

Após a denúncia, a Polícia Federal iniciou uma minuciosa investigação, e apesar de o acusado ter usado um perfil falso para fazer as ameaças, ele acabou sendo identificado.

“Através da investigação realizada pela Polícia Federal, foi possível identificar o proprietário do perfil como sendo RAFAEL BULHÕES DA SILVA, o qual foi ouvido em sede de inquérito policial, ocasião na qual confirmou ter criado e usado o perfil do Instagram @mari.ajulia2040.”

Em depoimento, o acusado “confirmou ter realizado os comentários acima na publicação da vítima, afirmando estar um pouco bêbado no momento que fez e ter se indignado com os vídeos da carreata postados pelo vereador como se estivesse tudo bem no Brasil, ignorando a pandemia, dessa forma, lembrou do seu pai que morreu após contrair COVID”.

Após confessar que de fato usou as redes sociais para ameaçar o parlamentar, o réu “acrescentou que, no dia seguinte, arrependeu-se das postagens que tinha feito e resolveu apagar o perfil, afirmando que não tinha intenção de ameaçar ou incitar a prática de crime contra o Presidente da República ou contra o vereador Leonardo”.

A promotora Miryã Tavares Pinto Cardoso Ferro, da 54ª Promotoria de Justiça da Capital, ofereceu denúncia na 6ª Vara Criminal da Capital. No último dia 4 de janeiro o promotor Bruno de Souza Martins Baptista, da 41ª Promotoria de Justiça da Capital, requereu “a designação de data para a realização da audiência preliminar”.

O réu pode responder com base no artigo 147 do Código Penal Brasileiro, uma vez que ele, na forma
consumada, consciente e voluntariamente, ameaçou alguém, por escrito, de causar-lhe mal injusto e grave. A pena é de reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave.

Eduardo Bolsonaro e Leonardo Dias - @reprodução

Eduardo Bolsonaro e Leonardo Dias – @reprodução


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Sessão esvaziada na camara de vereadores de União dos Palmares
Política
Veja quem pode assumir as vagas de Almir, Sandro e Jailson em caso de cassação

O BR104 realizou o cálculo da redistribuição dos votos, identificando os potenciais substitutos caso o MDB seja condenado pelo TSE


Ministro Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução
Política
Urgente! Moraes muda o voto em processo que pode cassar vereadores de UDP

Inicialmente, o voto do ministro seguia o relator Benedito Gonçalves, que havia negado provimento ao recurso.


Leandro Carlos - @Reprodução
Política
Leandro Carlos aposta suas fichas em Bruno Lopes; “É a hora do povo”

Ele havia ensaiado uma pré-candidatura a vereador, mas acabou optando por se dedicar a cooperar com a oposição


Dode Praxedes e Zé Alfredo - @BR104
Política
Certidão de Zé Alfredo agora depende de Dode Praxedes

Zé Alfredo continua sem Certidão de Quitação Eleitoral


Júnior Menezes ao lado do vereador Jailson Vicente - @Reprodução
Política
Em pré-campanha, Júnior Menezes intensifica visitas na Zona Rural

A presença de Menezes nas comunidades rurais é recebida pelos moradores de forma positiva