![Pablo Marçal e Lula - @Reprodução](https://www.br104.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Pablo-Marcal-e-Lula-@Reproducao.webp)
A mais recente pesquisa da Quaest, divulgada em 13 de outubro de 2024, aponta que o presidente Lula (PT) estaria na liderança para as eleições presidenciais de 2026, com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar, ocorre um empate técnico entre Pablo Marçal (PRTB), com 18%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Entre os eleitores de Bolsonaro, a preferência se divide quase igualmente entre Marçal (33%) e Tarcísio (32%). O levantamento destaca também a divisão entre os eleitores de Lula, que mostram forte apoio ao atual presidente, com 71% das intenções de voto.
Nas regiões do país, Lula lidera no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste/Norte, enquanto Marçal se destaca no Sul, onde está tecnicamente empatado com o presidente (25% contra 23%). O levantamento ainda aponta que 56% dos eleitores de baixa renda acreditam que Lula não deveria se candidatar à reeleição, o que representa um aumento em relação à pesquisa anterior.
A pesquisa foi realizada com 2.000 entrevistados entre os dias 25 e 29 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e um índice de confiança de 95%.