“Passaremos de pandemia para endemia”, diz Bolsonaro sobre cenário brasileiro

O presidente Jair Bolsonaro disse que o cenário de Covid-19 no Brasil deixará de ser pandemia e terá o status de endemia.

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil – © Fabio Rodrigues

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil – © Fabio Rodrigues

O presidente Jair Bolsonaro disse que, nos próximos dias, a pandemia será uma endemia. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (07/4), durante um evento do Banco do Brasil.

A comemoração da ocasião foi o lançamento de linha de crédito sobre a antecipação de frete para caminhoneiros autônomos. A mudança para endemia deve ser feita por meio de portaria assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Vivemos um momento atípico, a guerra, a pandemia ainda, que, acho que nos próximos dias, passaremos de pandemia para endemia”, declarou Bolsonaro.

Como sempre muito polêmico, o presidente disse ainda que: “Não errei nada a pandemia, mas tudo bem, não sou médico não”.

No mesmo dia do anúncio de Bolsonaro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção pela variante Ômicron XE. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as características da variante Ômicron valem para a XE.