Para exaltar Renan Filho, Kil critica João Lyra e aliados questionam

Areski Freitas foi advogado da Usina Laginha durante vários anos e apadrinhado político de João Lyra.

Prefeito Areski Freitas e usineiro João Lyra

Prefeito Areski Freitas e usineiro João Lyra

Política – O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (MDB-AL), foi o entrevistado dessa terça-feira (12) do Programa Virou Noticias, transmitido pela Rádio Quilombo.

Durante a entrevista, que durou cerca de quatro horas, o prefeito fez várias declarações polêmicas. Ao se defender sobre acusações que recentemente foram publicadas pela mídia, sobre a possibilidade de ele voltar a ser preso em decorrência de um processo que tramita em segredo de justiça, e que inclusive está na fase final, Areski se mostrou irritado com a publicação.

Kil foi acusado pelo Ministério Público (MP) de chefiar uma organização criminosa formada por agentes públicos, que teria lesado o erário entre os anos de 2009 e 2012.

“Eu queria dizer as pessoas que fiquem sossegadas, que não tem perigo nenhum de eu ser preso, que não tem perigo nenhum de ninguém ser preso nesse processo”, disse o prefeito.

Questionado sobre o motivo dessa notícia “requentada” ter sido publicada quase que convenientemente há alguns dias da vinda do governador para a cidade, para participar da inauguração da estrada de acesso à Serra da Barriga, o prefeito disse repetidas vezes, que “essa cidade tem uma força do mal” , supostamente se referindo aos seus inimigos políticos.

Em outro ponto da entrevista, o prefeito criticou o usineiro e ex-deputado federal João Lyra. Em uma fala com o objetivo de enaltecer as ações do governo do Estado, Kil lembrou que João Lyra prometeu construir um hospital em União dos Palmares, e nunca o fez.

Já teve aqui promessa de João Lyra, promessa disso, promessa daquilo“, apontando para o que se popularizou e quase se tornou o jargão  “Hospital de João Lyra”. Areski Freitas foi advogado da Usina Laginha durante vários anos e apadrinhado político do ex-deputado.

Foi o usineiro, por exemplo, quem indicou Areski Freitas para ser vice na chapa encabeçada pelo então prefeito José Carrilho Pedrosa (PTB), em 2004. Com a morte de Zé Pedrosa em 2008, Kil assumiu a prefeitura durante os últimos 5 meses de mandato, disputou a reeleição e foi reeleito, e seguiu no comando da prefeitura nos anos entre 2009 a 2012.

Quando João Lyra prometeu construir o hospital em União dos Palmares, Areski Freitas era seu principal assessor. Ele seguiu aliado ao usineiro até que, uma doença grave fez João Lyra, hoje com 88 anos, se ausentar da política em busca de tratamento médico.

A crítica do prefeito Areski Freitas ao seu ex-mentor e padrinho político, repercutiu negativamente no seu próprio grupo.