O plano de Renan Filho para ser vice de Lula em 2026

Até lá, Renanzinho segue posando para fotos com o presidente e arrancando ainda mais elogios do chefe.

Renan Filho e Lula - @Reprodução

Não é de hoje que o nome de Renan Filho é citado em rodas de conversa sobre o seu interesse e até da possibilidade dele estar pleiteando uma vaga de vice numa chapa com Lula em 2026. No entanto, sua atuação como Ministro dos Transportes e até os constantes elogios públicos feitos a ele pelo presidente têm colocado Renanzinho como favorito numa lista que já inclui Simone Tebet e o governador do Pará, Helder Barbalho.

Espera-se que Paulo Dantas dispute uma vaga no Senado, Renan Calheiros, por sua vez, disputaria a reeleição, e os Calheiros tentariam emplacar o vice-governador Ronaldo Lessa ou o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões, no governo do estado.

Isnaldo cumpriu muitas agendas no interior do estado em 2023 e planeja repetir essa aproximação com os municípios em 2024. Renanzinho, portanto, sinaliza cada vez menos interesse em voltar ao governo do estado, o que aponta muito mais para seu objetivo de se emplacar como vice de Lula.

O problema, nesse caso, será Geraldo Alckmin, que tem se mostrado um vice alinhado com o governo e mais do que isso, ele tem demonstrado trabalhar para unir o governo.

Até lá, Renanzinho segue posando para fotos com o presidente e arrancando ainda mais elogios do chefe.