Em nota, Zé Alfredo comenta decisão do TRE/AL

Conforme a decisão publicada na última quarta-feira (7), O TRE/AL julgou como 'não prestadas as contas da campanha do candidato'

Publicado em: 10/08/19 às 12:01

Por Gustavo Lopes | BR104


Conforme a decisão publicada na última quarta-feira (7), O TRE/AL julgou como 'não prestadas as contas da campanha do candidato' — © Reprodução
Conforme a decisão publicada na última quarta-feira (7), O TRE/AL julgou como 'não prestadas as contas da campanha do candidato' — © Reprodução

Política — Em nota enviada ao BR104, o vice-prefeito de União dos Palmares, José Alfredo Soares Lins Wanderley, o Zé Alfredo, se pronunciou sobre a matéria publicada nessa sexta-feira (9), na qual o TRE/AL manteve a decisão que o impede de obter a certidão de quitação eleitoral, por ele não ter apresentado a sua prestação de contas referente as eleições de 2018.

O desembargador José Carlos Malta Marques, relator original do processo, ressaltou que após o fim do prazo legal estabelecido pela legislação eleitoral, Zé Alfredo foi devidamente citado para apresentar suas contas de campanha, “entretanto, continuou inerte, mantendo-se alheio às obrigações legais decorrentes da tutela sobre a economia de campanha”.

Segundo o TRE/AL, o candidato abriu contas bancárias no Banco do Brasil, para movimentar os recursos da campanha. Foi constatado ainda que ele teria recebido recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), sem comprovação da sua efetiva e regular aplicação na campanha, sugerindo o recolhimento desse valor ao Tesouro Nacional.

Em nota, Alfredo alegou que a sua prestação de contas ‘encontra-se em tramitação perante o TRE Alagoas’. Salientou que ‘qualquer notícia acerca da não possibilidade de candidatar-me nas eleições municipais no ano vindouro, é mera ficção’.

Confira a nota na íntegra:

Sobre a situação relativa a prestação de contas eleitoral de minha pessoa, José Alfredo Soares Lins Wanderley, tenho a dizer que a mesma encontra-se em tramitação perante o TRE Alagoas, com pedido de análise quanto a ausência de intimação da minha pessoa enquanto candidato a deputado estadual no ano passado, para juntada de determinados documentos necessários a sua análise. Saliento ainda que qualquer notícia acerca da não possibilidade de candidatar-me nas eleições municipais no ano vindouro, é mera ficção e a interpretação equivocada da legislação eleitoral vigente.

+ DataSensus divulga pesquisa de intenção de voto para prefeitura de União

O que diz o TRE/AL

Apesar da nota do vice-prefeito explicando que a prestação de contas referente às eleições de 2018 continuam em tramitação, os documentos abaixo, publicados na última quarta-feira (7), mostram que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou como ‘não prestadas as contas da campanha do candidato José Alfredo Soares Lins Wanderley’.

Conforme a decisão, o TRE manteve, por unanimidade de votos, a decisão de aplicar a Zé Alfredo as penalidades constantes na Res.-TSE nº 23.553/2017. Além de estar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, documento exigido para os que pretendem participar em uma disputa eleitoral, o vice-prefeito terá que devolver o valor de R$ 41.600 à Justiça Eleitoral.

Confira os documentos na íntegra:


O que é o Renda Brasil: O guia completo sobre o novo Bolsa Família

Renda Brasil é o novo programa de renda básica do governo federal, que vem sendo anunciado pelo ministro Paulo Guedes, e deverá substituir o Bolsa Família

Há 20 horas atrás | Redação

Caminhão capota na BR-104 em São José da Laje

Só no primeiro semestre de 2020, cerca de 20 acidentes aconteceram no local, alguns deles com vitimas fatais.

Há 23 horas atrás | Redação

Cientistas recomendam lockdown em Maceió e desaprovam flexibilização de Rui

O Comitê Científico também recomenda a instalação de barreiras sanitárias, em todas as entradas de acesso à Capital alagoana

Há 1 dia atrás | Redação

IMA liberta mais de 500 pássaros e apreende 450 gaiolas em União e Murici

Na operação, foram soltos diversos animais ameaçados de extinção. Além disso, armas de fogo e multas foram aplicadas nos responsáveis

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

Comitê Científico prevê surto de Covid-19 em União e mais 4 cidades de Alagoas

O Comitê também recomenda que seja decretado o lockdown na cidade de Maceió

Há 1 dia atrás | Redação

Thiago Paes fala sobre expectativa do CRB para o retorno da Copa do Nordeste

A competição será disputada em sede única, e o Galo jogará contra o Ceará em seu retorno ao futebol brasileiro

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

SINTEAL sobre Renan Filho; “O que o governador tem a esconder?”

O texto trás uma série de acusações contra o governador de Alagoas, e expõe a luta de Renan contra a classe sindical no Estado.

Há 1 dia atrás | Redação

Poder público não é obrigado a fornecer máscaras à população, decide Bolsonaro

Para Bolsonaro, estados e municípios devem ter autonomia para determinar tais medidas em seus territórios.

Há 1 dia atrás | Redação

Motoristas do transporte intermunicipal vão “fechar” Alagoas em novo protesto

Segundo informações repassadas por representantes das associações, os motoristas planejam "fechar" todas as principais rodovias de acesso ao Estado.

Há 1 dia atrás | Redação

União dos Palmares tem 26 óbitos e 583 casos de Covid-19

Cerca de 433 pessoas não apresentam mais nenhum sintoma, e por tanto, são consideradas curadas da Covid-19.

Há 2 dias atrás | Redação