Política

Em nota, Zé Alfredo comenta decisão do TRE/AL

Conforme a decisão publicada na última quarta-feira (7), O TRE/AL julgou como 'não prestadas as contas da campanha do candidato'

Publicado: | Atualizado em 12/08/2019 06:44


Conforme a decisão publicada na última quarta-feira (7), O TRE/AL julgou como
Conforme a decisão publicada na última quarta-feira (7), O TRE/AL julgou como 'não prestadas as contas da campanha do candidato' — © Reprodução

Política — Em nota enviada ao BR104, o vice-prefeito de União dos Palmares, José Alfredo Soares Lins Wanderley, o Zé Alfredo, se pronunciou sobre a matéria publicada nessa sexta-feira (9), na qual o TRE/AL manteve a decisão que o impede de obter a certidão de quitação eleitoral, por ele não ter apresentado a sua prestação de contas referente as eleições de 2018.

O desembargador José Carlos Malta Marques, relator original do processo, ressaltou que após o fim do prazo legal estabelecido pela legislação eleitoral, Zé Alfredo foi devidamente citado para apresentar suas contas de campanha, “entretanto, continuou inerte, mantendo-se alheio às obrigações legais decorrentes da tutela sobre a economia de campanha”.

Segundo o TRE/AL, o candidato abriu contas bancárias no Banco do Brasil, para movimentar os recursos da campanha. Foi constatado ainda que ele teria recebido recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), sem comprovação da sua efetiva e regular aplicação na campanha, sugerindo o recolhimento desse valor ao Tesouro Nacional.

Em nota, Alfredo alegou que a sua prestação de contas ‘encontra-se em tramitação perante o TRE Alagoas’. Salientou que ‘qualquer notícia acerca da não possibilidade de candidatar-me nas eleições municipais no ano vindouro, é mera ficção’.

Confira a nota na íntegra:

Sobre a situação relativa a prestação de contas eleitoral de minha pessoa, José Alfredo Soares Lins Wanderley, tenho a dizer que a mesma encontra-se em tramitação perante o TRE Alagoas, com pedido de análise quanto a ausência de intimação da minha pessoa enquanto candidato a deputado estadual no ano passado, para juntada de determinados documentos necessários a sua análise. Saliento ainda que qualquer notícia acerca da não possibilidade de candidatar-me nas eleições municipais no ano vindouro, é mera ficção e a interpretação equivocada da legislação eleitoral vigente.

+ DataSensus divulga pesquisa de intenção de voto para prefeitura de União

O que diz o TRE/AL

Apesar da nota do vice-prefeito explicando que a prestação de contas referente às eleições de 2018 continuam em tramitação, os documentos abaixo, publicados na última quarta-feira (7), mostram que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou como ‘não prestadas as contas da campanha do candidato José Alfredo Soares Lins Wanderley’.

Conforme a decisão, o TRE manteve, por unanimidade de votos, a decisão de aplicar a Zé Alfredo as penalidades constantes na Res.-TSE nº 23.553/2017. Além de estar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, documento exigido para os que pretendem participar em uma disputa eleitoral, o vice-prefeito terá que devolver o valor de R$ 41.600 à Justiça Eleitoral.

Confira os documentos na íntegra:


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente


Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.


Sessão esvaziada na camara de vereadores de União dos Palmares
Política
Veja quem pode assumir as vagas de Almir, Sandro e Jailson em caso de cassação

O BR104 realizou o cálculo da redistribuição dos votos, identificando os potenciais substitutos caso o MDB seja condenado pelo TSE


Ministro Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução
Política
Urgente! Moraes muda o voto em processo que pode cassar vereadores de UDP

Inicialmente, o voto do ministro seguia o relator Benedito Gonçalves, que havia negado provimento ao recurso.