Política

Mudança na reforma reduz idade de aposentadoria para mulheres

Com a mudança, as mulheres passam a se aposentar de forma integral 5 anos antes dos homens

Publicado:


Mulheres poderão se aposentar de forma integral 5 anos antes dos homens — © Márcia Foletto
Mulheres poderão se aposentar de forma integral 5 anos antes dos homens — © Márcia Foletto

Política — As concessões feitas à bancada feminina na Câmara dos Deputados permitirão que as trabalhadoras da iniciativa privada conquistem a aposentadoria com valor integral cinco anos antes dos homens. A antecipação é fruto das mudanças na fórmula de cálculo do benefício aprovadas para as mulheres, mas que ficaram fora do destaque que suavizou a aposentadoria para os homens.

O plenário da Câmara aprovou uma emenda aglutinativa de autoria do Democratas, construída pela bancada feminina, que antecipou o aumento da aposentadoria para as trabalhadoras do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O acréscimo anual passará a incidir a partir do 16º ano de contribuição, em vez do 21º ano.

Com a emenda, o valor da aposentadoria para as mulheres da iniciativa privada equivalerá a 60% da média das contribuições para quem se aposenta com 15 anos de contribuição. Caso a trabalhadora se aposente depois disso, o valor aumentará dois pontos percentuais por ano até chegar a 100% da média com 35 anos de contribuição.

+ Política: Veja os principais destaques da semana do Senado

Na madrugada deste sábado (13), a Câmara aprovou destaque do PSB que reduzirá de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição dos trabalhadores homens da iniciativa privada. A elevação do valor da aposentadoria, no entanto, só começará no 21º ano de contribuição. Para aposentar-se com 100% da média, o segurado continuará a ter de contribuir por 40 anos.

O texto-base da reforma estabelecia tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens e 15 anos para as mulheres, mas a fórmula de cálculo não tinha sido alterada em relação à proposta original do governo, pela qual a elevação começaria no 21º ano de contribuição, fazendo os trabalhadores conquistar a aposentadoria integral com 40 anos de contribuição.

Com a votação dos destaques, a fórmula original está mantida apenas para os homens. No entanto, para requerer a aposentadoria, as mulheres continuarão a ter de cumprir a idade mínima de 62 anos ou os critérios previstos nas regras de transição. Para homens, a idade mínima será de 65 anos, podendo ser reduzida conforme uma das quatro regras de transição aprovadas.

+ Ministério alerta beneficiários do Bolsa Família a respeito de fraudes do 13º via WhatsApp

Professores

No momento, o plenário da Câmara discute um destaque do PDT que reduz a idade mínima de aposentadoria para os professoras para 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres). A mudança abrange professores federais, de instituições privadas e de municípios sem regimes próprios de Previdência. O texto principal da reforma, aprovado na quarta-feira (10), previa a aposentadoria dos professores aos 60 anos (homens) e 57 anos (mulheres).

Além do destaque dos professores, faltam cinco destaques para serem votados. Depois de encerrar a votação da reforma da Previdência no primeiro turno, a Câmara tentará que aprovar a proposta em segundo turno na comissão especial.

*com Agência Brasil

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Bolsonaro e Lula | © Reprodução
Política
Lula perderia para Bolsonaro se as eleições fossem hoje, diz pesquisa

De acordo com os dados, Bolsonaro aparece com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula tem 35,3%.


Bruno, Iran e Júnior Menezes - @Reprodução
União dos Palmares
Bruno Menezes pode concorrer à vaga de vereador

Bruno Menezes é irmão do vice-prefeito de União dos Palmares e idealizador do evento "Forró no Sítio".


Almir Belo, Gustavo Pedrosa, Ronaldo Lessa e Junior Menezes - @Reprodução
Política
JM desarticula oposição e filia Gustavo Pedrosa ao PDT

Sem Gustavo Pedrosa, a oposição agora tem apenas dois nomes considerados puxadores de voto: Ricardo Praxedes e Dona Miriam.


Dr. Paulo - @BR104
Política
Cirurgia de Paulinho durou 4 horas; ele continua na UTI

A expectativa é que ele continue no Centro de Terapia Intensiva até esta quinta-feira, se não houver complicações.


Manoel Gomes de Barros e João Caldas - @BR104
União dos Palmares
A decepção de Mano com João Caldas

Mano soube que perdeu o comando do partido no município a partir de uma reportagem do BR104, depois que Nelito viu a publicação.