Política

Ministros do STF são hostilizados por brasileiros em Nova York

Os ministros estão em Nova York para participar de uma conferência que fala de liberdade, democracia e economia brasileira em 2023.

Atualizado 3 anos atrás
Manifestantes em frente a hotel em Nova York | © Reprodução
Manifestantes em frente a hotel em Nova York | © Reprodução

Brasileiros residentes em Nova York hostilizaram, neste domingo (13/11), ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que estão no país para participarem, nesta segunda (14) e terça-feira (15), do Lide Brazil Conference, que acontece no HCNY (Harvard Club of New York), nos Estados Unidos.

Através das imagens que passaram a circular nas redes sociais, os manifestantes recepcionaram os ministros com xingamentos e ofensas.

O vídeo mostra o ministro Gilmar Mendes se deslocando até uma van que o aguardava na frente de um hotel, quando uma das manifestantes grita: “O que é seu está guardado, seu bandido”.

Anteriormente, um grupo de pessoas com cartazes em mãos, com os dizeres “SOS Forças Armadas”, xingaram o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, gritando: “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”.

Um outro vídeo mostra uma mulher abordando o ministro Luís Roberto Barroso, na Times Square. Ela fala: “Como está, senhor Juíz?”. E ele responde: “Muito bem, senhora. Feliz pelo Brasil”.

Gravando todo o percurso, a mulher altera o tom de voz, afirmando: “Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo?”. O ministro responde: “Com a graça de Deus”. E a mulher continua com as declarações: “Você não vai ganhar o nosso país”.