Política

Ministro Sérgio Moro nega parcialidade enquanto juiz da Lava Jato

'O que existe é uma tentativa criminosa de invalidar condenações’, afirma Sérgio Moro em audiência nessa terça-feira (2)

Publicado: | Atualizado em 03/07/2019 07:52


'O que existe é uma tentativa criminosa de invalidar condenações’, diz Moro — © Reprodução/Internet

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nessa terça-feira (2) que houve “invasão” nos celulares das autoridades para tentar invalidar criminosamente as condenações da Operação Lava Jato. O depoimento fez parte de uma audiência na Câmara que tinha como objetivo ouvir o esclarecimento do ministro sobre os conteúdos das mensagens atribuídas a ele e a procuradores da República.

Na audiência das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Direitos Humanos e de Trabalho, de Administração e Serviço Público o clima foi tenso e regado de vários bate-bocas entre parlamentares que apoiavam Moro e a oposição.

Mesmo diante de uma discussão que parecia não ter fim, o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), chegou a anunciar o encerramento da cessão caso os deputados não acalmassem os ânimos.

+ Proteção de dados pessoais entra na Constituição como direito fundamental

No manifesto, os deputados da oposição destilaram várias críticas à conduta do Ministro da Justiça Sérgio Moro quando na época era o juiz responsável pelos processos da Lava Jato.

Em sua defesa, Moro voltou a dizer que desconhece a veracidade das mensagens que foram divulgadas pelo site (The Intercept), e que as conversas do aplicativo Telegram não estão mais arquivadas no celular dele. Com sua narrativa, o mistro continuou ressaltando o que já vinha sendo dito desde que vieram à tona as conversas trocadas com integrantes do Ministério Público Federal (MPF).

É comum juízes falarem com procuradores e advogados sobre processos.

Com a propagação que as mensagens divulgadas pelo The Intercept tomou nos últimos dias, o site dedicou novas reportagens sobre o caso, mostrando supostas mensagens entre Moro e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato.

De acordo com as reportagens do site, o ministro teria orientado a atuação de procuradores da República durante as investigações da operação na Justiça Federal do Paraná. Do outro lado, o ministro e os integrantes do Ministério Público afirmaram não reconhecer o conteúdo das mensagens.

+ Nova versão da reforma da Previdência tem apoio dos estados do Nordeste

A meu ver, o que existe é uma tentativa criminosa de invalidar condenações, e o que é pior: a minha principal suspeita é de que [o objetivo] seja evitar o prosseguimento das investigações. Criminosos que receiam que as investigações possam chegar até eles e estão querendo se servir desses expedientes [as invasões e as mensagens] para impedir que as investigações prossigam“, concluiu o ministro na audiência solicitada por parlamentares de três comissões da Câmara.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Entrevista
Nenel Luiz faz um “Raio X” de Messias e expõe decepção com Marcos Silva

O vereador de Messias foi entrevistado pelo repórter do Portal BR104 Anthony Albuquerque


Arthur Lira - @BR104
Política
Após demissão do primo, Arthur Lira indica substituto para o Incra em Alagoas

César Lira havia sido nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e manteve-se no cargo mesmo após a transição presidencial.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Veja como foi o primeiro dia do julgamento que pode cassar Almir Belo

Ainda faltam os votos de quatro ministros: Nunes Marques, Raul Araújo, Floriano de Azevedo e André Ramos.


Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.