Ministério da Saúde lançará programa de testagem da população para Covid-19

O objetivo é adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos afetados pela doença e assim reduzir a transmissão do vírus.

Publicado em: 28/04/21 às 17:09 | Atualizado em 29/04/2021 07:54
Por Gustavo Lopes | BR104


Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — © Agência Brasil
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — © Agência Brasil

O Governo Federal deverá lançar, em breve, um programa nacional para testagem da população para a Covid-19, conforme informou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (28/04), após a terceira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia.

Segundo o ministro, ainda não há data para o início do programa, cujo objetivo é conseguir identificar os casos positivos e seus contactantes, para que se possa adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos afetados pela doença e assim reduzir a transmissão do vírus.

Ele explicou ainda que serão utilizados testes antígenos para a detecção do novo coronavírus. Ou seja, com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe, que têm resultados mais rápidos do que o teste de RT-PCR.

O resultado demora, em média, 30 minutos, e pode diagnosticar a infecção viral atual, mas não detecta os anticorpos adquiridos. O procedimento é indicado nos primeiros 7 dias de sintomas, com sensibilidade mais elevada do primeiro até o terceiro dia de sintomas.

“As medidas não farmacológicas, associadas a uma ampla campanha de vacinação são as duas armas que temos para pôr fim a essa pandemia. Nesse sentido, é importante a adesão da nossa população. Não adianta ficar esperando só pelos governos federal, estaduais e municipais, todos nós temos que nos comprometer com essa iniciativa”, ressaltou Queiroga.


Moradores de bairros de União dos Palmares ainda sofrem com falta de água

Desde o último domingo (02/05), os municípes sofrem com um duro desabastecimento, provocado por uma sequência de problemas na Estação de Tratamento do SAAE.

Há 3 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Adelson Andrade: Alagoas vai vacinar presos?

A decisão do governador de Alagoas foi discutida pelo colunista do portal BR104 no podcast desta sexta-feira (7).

Há 4 horas atrás | Johny Lucena

Maceió tem novo cronograma de vacinação contra a Covid-19

O novo calendário anunciado pelo gestor servirá para sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9).

Há 4 horas atrás | Johny Lucena

Governador anuncia prorrogação das medidas restritivas em Pernambuco

Segundo o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado, a decisão foi motivada pelos indicadores da doença que permanecem em estabilidade, mas com patamares ainda elevados.

Há 4 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Bebê dorme nos braços de PM durante ocorrência de maus-tratos em Alagoas

O caso ocorreu no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Quatro crianças e uma adolescente viviam em casa com um ambiente insalubre.

Há 5 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Horóscopo desta sexta-feira (07/05) para o seu signo

No horóscopo de hoje, devido a tensão Lua-Marte os signos precisarão ter domínio de suas reações diante das dificuldades. 

Há 5 horas atrás | Redação

Ocupação de UTI para Covid-19 em Alagoas cai para 70%

Santana do Ipanema é o município de Alagoas com maior taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID, com 93% dos leitos ocupados.

Há 6 horas atrás | Redação

Idosa é atropelada por motociclista na Av. Monsenhor Clóvis, em União

As testemunhas relataram que o condutor ainda parou e tentou prestar socorro à vítima, mas por medo de represália ele deixou o local.

Há 6 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Caixa libera saque do auxílio emergencial para os nascidos em junho

O valor havia sido depositado nas contas digitais dos beneficiários desde o dia 18 de abril.

Há 6 horas atrás | Johny Lucena

Mega-Sena 2.369: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 20 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.369 da Mega-Sena nesta quinta-feira (6). Como não houve ganhadores, o valor acumulou.

Há 7 horas atrás | Redação