Política

Marx Beltrão destaca importância da sanção do vale-gás

A proposta foi sancionada nesta segunda-feira (22) pelo presidente Jair Bolsonaro.

Publicado: | Atualizado em 22/11/2021 11:07


Marx Beltrão – © Gustavo Messina
Marx Beltrão – © Gustavo Messina

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) falou sobre a aprovação do chamado vale-gás no Congresso Nacional. O Projeto de Lei (PL) beneficia milhares de famílias no estado de Alagoas e em todo o território nacional.

A proposta do PL é ajudar as famílias que não conseguem mais comprar o gás de cozinha em virtude do aumento do preço. De acordo com o deputado, a aprovação mostra a existência de possibilidades para essas famílias saírem da crise econômica, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.

– O vale-gás chega em um momento em que os mais pobres estão sendo sufocados pela alta dos preços e mostra que é sim possível fazer algo para buscar saídas para a crise que afeta as famílias, principalmente as mais carentes – disse o parlamentar.

As declarações do deputado veio logo após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionar, nesta segunda-feira (22), o PL que funciona como um auxílio que ajuda famílias de baixa renda a comprar o botijão de gás de 13 kg.

O objetivo do programa é dar um alívio ao bolso da população mais pobre já que, desde o início do ano, o preço médio do gás de cozinha subiu quase 30% e é um dos itens que mais tem pesado na inflação.

No dia 20 de outubro, por exemplo, o deputado Marx Beltrão, informou que: “O vale-gás é uma bandeira que defendo e vou defender em meus posicionamentos na Câmara dos Deputados, porque nosso trabalho é para beneficiar brasileiros e alagoanos mais humildes”.

Hoje, o preço médio do botijão de gás é de R$ 102,52, de acordo com a última pesquisa semanal divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os beneficiários do chamado “Gás dos Brasileiros” deverão receber, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg.

Terão direito ao vale-gás as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 550), e aquelas que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família.

O pagamento do voucher para compra de gás será feito preferencialmente à mulher chefe de família.

*Com informações da Assessoria 

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.