Política

Marcelo Queiroga é nomeado ministro da Saúde; o 4º do governo Bolsonaro

A cerimônia de posse aconteceu em solenidade privada no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (23).

Publicado:


Marcelo Queiroga e o antecessor no Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello — © Tony Winston/MS
Marcelo Queiroga e o antecessor no Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello — © Tony Winston/MS

O médico cardiologista Marcelo Queiroga tomou posse, nesta terça-feira (23/03), do cargo de ministro da Saúde, em solenidade privada no Palácio do Planalto. Ele é o quarto ministro desde o começo da pandemia do novo coronavírus, há pouco mais de um ano.

O decreto de nomeação foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta tarde. Na mesma publicação, também consta a exoneração de Eduardo Pazuello do cargo.

A substituição do comando da pasta acontece no momento mais crítico da pandemia, com o crescente número de casos da Covid-19 e de mortes provocadas pela doença, bem como pela escassez dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além dos medicamentos para intubação.

Em seu pronunciamento, Queiroga ressaltou a força do SUS no enfrentamento à pandemia e de outras doenças, além da união do Brasil para ampliar a assistência à saúde da população e reforçar a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, a qual está em andamento no país desde janeiro.

“Precisamos unir esforços com os secretários municipais de saúde e com os secretários estaduais de saúde, com aos órgãos representativos, como Conass e Conasems. O Ministério da Saúde está muito empenhado em trabalhar de maneira harmônica, em parceria, para melhorar a condição de assistência, para que as vacinas sejam aplicadas de maneira eficiente para que consigamos pôr fim a essa pandemia”, afirmou.

Queiroga é natural de João Pessoa e se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele fez especialização em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio, e atua na área de hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Atualmente, preside a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Com a nomeação, Queiroga é o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia da Covid-19. Passaram pela pasta, neste período, os médicos Luiz Henrique Mandetta, que estava desde o início do governo Bolsonaro, e Nelson Teich, seguido depois pelo general Eduardo Pazuello, do Exército.

*com informações do Ministério da Saúde

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.