Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE em Brasília

A cerimônia de diplomação aconteceu na tarde desta segunda-feira (12/12) e contou com mais de mil convidados.

Alckmin e Lula durante celebração da diplomação | © Evaristo Sa/AFP

Alckmin e Lula durante celebração da diplomação | © Evaristo Sa/AFP

O presidente eleito nas eleições de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o seu vice Geraldo Alckmin foram diplomados na tarde desta segunda-feira (12/12), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cerimônia é comum e acontece como forma de oficializar os resultados contabilizados nas urnas eletrônicas nas eleições do corrente ano. A partir de agora, Lula, que já foi presidente do Brasil por dois mandatos, se torna apto, junto com seu vice-presidente, a cumprir o papel presidencial no país no mandato de 2023 a 2026.

A solenidade aconteceu no plenário do tribunal em Brasília. O TSE informou que, cerca de mil pessoas foram convidadas para acompanhar a cerimônia. Entre essas pessoas, está o desembargador alagoano Otávio Praxedes.

Alexandre de Moraes e Lula | © Reprodução

Durante o seu pronunciamento, Lula falou sobre a democracia e os planos que devem ser adotados em seu governo. Para ele, a democracia do país nunca esteve tão ameaçada.

“Essa é a celebração da verdadeira democracia. Poucas vezes, na história recente deste país, a democracia esteve tão ameaçada. Poucas vezes na nossa história, a vontade popular foi tão colocada à prova e teve que vencer todos os obstáculos, para, enfim, ser ouvida’’, disse o presidente Lula.