Lula concorrerá em 2022?

Solto nesta sexta-feira (8), a pergunta que não quer calar é, se o ex-presidente poderá, ou não, disputar as eleições

Ex-presidente Lula

Ex-presidente Lula

Política — Mesmo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha deixado o presídio na superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, na tarde dessa sexta-feira (8), ele não terá como concorrer a nenhum cargo público nas próximas eleições no Brasil.

Trata-se do fato que Lula foi condenado em três instâncias apenas no caso do Triplex, de Guarujá, em São Paulo, que estava sendo investigado pela força-tarefa da Operação Lava Jato. O ex-presidente foi condenado em primeira instância a 9 anos e seis meses, pelo juiz federal Sérgio Moro, hoje, ministro da Justiça e Segurança Pública.

+ Após deixar prisão, Lula cogita morar em uma capital do Nordeste

Ainda em segunda instância, essa pena aumento para 12 anos e um mês, enquadrando Lula na (Lei da Ficha Limpa), o que o torna inelegível, ainda que esteja solto. A condenação tornou Lula, o primeiro presidente preso por crime comum no país. Os anteriores que totalizam seis (6), foram presos por praticarem crimes políticos.

O alvará de liberdade do ex-presidente Lula, foi expedido pelo juiz Danilo Pereira Júnior, que está temporariamente responsável pela Vara enquanto a juíza Carolina Lebbos, sucessora de Sérgio Moro, encontra-se de férias.

Mediante a decisão do Supremo Tribunal Federal, a defesa do ex-presidente emitiu um pedido imediato de soltura, uma vez que o STF declarou inconstitucional a prisão após 2.ª instância.