Lula cede à pressão do Centrão e demite presidente da Caixa

A decisão foi comunicada durante uma reunião realizada no Palácio do Planalto, no final desta manhã.

Rita Serrano e Lula | © Ricardo Stuckert/PR

Rita Serrano e Lula | © Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quarta-feira (25) a demissão da economista Rita Serrano do cargo de presidente da Caixa Econômica Federal. A decisão foi comunicada durante uma reunião realizada no Palácio do Planalto, no final desta manhã.

Rita Serrano, que é funcionária de carreira da Caixa desde 1989, assumiu a presidência da instituição em janeiro deste ano. Antes de ocupar o cargo máximo do banco, ela atuou no Conselho de Administração da Caixa.

Em uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto, foi confirmado que o novo presidente da Caixa será o economista Carlos Vieira Fernandes, que também é servidor da Caixa e já desempenhou funções de confiança em ministérios de partidos do Centrão em anos anteriores.

A troca na liderança da Caixa era aguardada, uma vez que diversos partidos do Centrão vinham almejando a presidência do banco como parte das negociações para apoiar o governo Lula no Congresso Nacional.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia previamente mencionado que o comando da Caixa estava em discussão como parte dos esforços para expandir a base parlamentar do Palácio do Planalto.

Além da presidência, os partidos do Centrão também desejam indicar substitutos para as vice-presidências da Caixa. Para concretizar essas mudanças, Lula e Lira deverão se reunir ao longo desta semana.