Justiça afasta Flordelis do cargo de deputada federal

O julgamento foi realizado na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) por videoconferência, nesta terça-feira (23).

Deputada Federal Flordelis — © Fernando Frazão/Agência Brasil

Deputada Federal Flordelis — © Fernando Frazão/Agência Brasil

Por decisão unânime, Flordelis dos Santos de Souza (PSD) foi afastada do cargo de deputada federal na tarde desta terça-feira (23/02). O julgamento foi realizado na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) por videoconferência.

A decisão, que passará pelo plenário da Câmara dos Deputados para decidir se será mantida, é para que a parlamentar fique afastada de qualquer função pública até o seu julgamento em processo no qual é acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo.

O relator do processo na 2ª Câmara Criminal, o desembargador Celso Ferreira Filho, determinou que a decisão seja encaminhada à Câmara em 24 horas. Além do relator, votaram a favor do afastamento os desembargadores Antônio José Ferreira Carvalho e Kátia Jangutta.

Horas após a decisão do Tribunal de afastá-la do cargo de parlamentar, Flordelis foi hospitalizada. De acordo com a assessoria de comunicação de imprensa da pastora, ela foi levada a um hospital em Niterói. Ainda não há detalhes sobre o seu estado de saúde.

Além do afastamento do cargo, a parlamentar e mais 10 acusados, entre os seus filhos naturais e adotivos, aguardam a decisão da 3ª Vara Criminal de Niterói para saber se irão à júri popular.

Flordelis é acusada de ser mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo — © Reprodução