José Maranhão é o segundo senador a morrer de Covid-19

Político estava internado desde o dia do 2º turno das eleições municipais. Ele é o segundo senador a morrer de covid-19.

José Maranhão é o segundo senador a morrer de Covid-19 — © Reprodução

José Maranhão é o segundo senador a morrer de Covid-19 — © Reprodução

O senador José Maranhão (MDB-PB) morreu nesta segunda-feira (08/02), vítima da Covid-19. Ele tinha 87 anos e estava internado desde o início de dezembro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O corpo será levado para sua terra natal, Araruma, na Paraíba, onde será enterrado.

Tendo sido o senador mais idoso da legislatura atual, Maranhão é a segunda vítima da doença entre os membros do Senado desde o início da pandemia. Em outubro do ano passado, morreu o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em decorrência das complicações do novo coronavírus, após cerca de um mês internado.

Maranhão passou mal no dia 29 de novembro após votar no segundo turno das eleições municipais, e foi internado no Hospital Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB). Seu quadro de insuficiência respiratória evoluiu para uma pneumonia. Na madrugada do dia 3 de dezembro ele foi transferido para o Hospital Vila Nova Star.

Com a morte de Maranhão, a senadora Nilda Gondim (MDB-PB), mãe do senador Veneziano Vital (MDB-PB) e do atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho (PB), assume a vaga de forma definitiva. Ela já estava no cargo como suplente desde o mês passado.

Nascido em 1933, José Maranhão era empresário, advogado e ainda foi deputado estadual por quatro mandatos (1955-1969). O senador também foi deputado federal três vezes (1983-1995), chegando a compor a Assembleia Nacional Constituinte.

Casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, Maranhão deixa três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima).

O senador José Maranhão (MDB-PB) durante pronunciamento no Plenário do Senado — © Agência Senado