JHC sofre derrota na Câmara e Rodrigo Maia é reeleito

Os 30 votos que João Henrique Caldas obteve não foram suficiente para elege-lo, mas serviram para projetá-lo em todo o país

Deputado João Henrique Caldas e deputado Rodrigo Maia

Deputado João Henrique Caldas e deputado Rodrigo Maia

Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi declarado reeleito presidente da câmara dos deputados com 334 votos, obtendo uma vitória tranquila no primeiro turno de votação.
JHC (PSB-AL), que desde o ano passado vinha fazendo campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, obteve apenas 30 votos, isto é 5,8% dos votos possíveis.

Derrota anunciada

JHC até chegou a vislumbrar um apoio do Presidente da República, visitou Jair Bolsonaro ainda em 2018 em sua casa, mas foi vencido pela falta de apoio político, que fez o PSL, partido do presidente da república, declarar apoio a Rodrigo Maia, que garantiu entregar ao PSL a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O próprio partido de JHC, só se posicionou e declarou apoio ao deputado Alagoano, a poucos dias da votação, deixando claro que o candidato do PSB não havia conseguido, apesar da longa campanha que fez, juntar apoio político na composição da nova câmara federal.

Futuro Político

Os 30 votos que João Henrique Caldas obteve, não foram suficiente para elege-lo, mas serviram para projetá-lo em todo o país. Com a campanha para a presidência da Câmara, JHC teve seu nome projetado no cenário nacional, o que abriu portas e criou pontes para possíveis alianças futuras.
Entusiastas da política alagoana acreditam que em 2020, JHC volta a disputar a prefeitura de Maceió com muito mais força política, fruto dessa campanha pela presidência da Câmara.

Resultado da votação

Rodrigo Maia (DEM-RJ) 334 votos
Fábio Ramalho (MDB-MG) 66 votos
Marcelo Freixo (PSOL-RJ) 50 votos.
JHC (PSB-AL) 30 votos
Marcel van Hattem (Novo-RS) 23 votos
Ricardo Barros (PP-PR) 4 votos
General Peternelli (PSL-SP) 2 votos