Política

Ex-prefeito de Messias será ouvido nessa quarta na Justiça Federal

Jarbas Maya de Omena Filho, ex-prefeito da cidade de Messias, pode pegar de 3 a 5 anos de prisão, além de ter que pagar multas.

Publicado: | Atualizado em 11/04/2019 06:28


ex-prefeito de Messias Jarbas Omena (Imagem: cortesia)
ex-prefeito de Messias Jarbas Omena (Imagem: cortesia)

Denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em inquérito aberto ainda em 2015, por supostamente ter cometido crime de responsabilidade, Jarbas Maya de Omena Filho, ex-prefeito da cidade de Messias, pode pegar de 3 a 5 anos de prisão, além de ter que pagar multas.

O agora secretário municipal, deve comparecer nesta quarta-feira  (10), a audiência de instrução criminal, que acontecerá na sede da 7º vara da Justiça Federal, localizada em União dos Palmares.

De acordo com o MPF, Jarbas Maya de Omena Filho, cometeu delito previsto no artigo 89, da Lei nº 8.666/93, do Código Penal, razão pela qual pleiteia a sua condenação.

-Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:
Pena – detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.
Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.

Pedido negado

No dia 20 de março de 2019, Jarbinhas teve negado pelo juiz federal Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti De Alencar, o pedido de adiamento da audiência de instrução criminal.

Jarbinhas havia alegado que tinha viajem marcada para Brasília, onde cumpriria compromissos ligados com as suas funções de secretário municipal.

+ JHC é o deputado da bancada alagoana com mais faltas na Câmara

Entretanto, o Juiz Federal entendeu que o réu não conseguiu comprovar que sua participação no evento denominado “Em defesa dos Municípios” era imprescindível, haja vista que se trata de Secretário Municipal de Messias/AL, e não do chefe do Poder Executivo Municipal, motivo pelo qual procedeu ao indeferimento do pedido.

Sanguessuga

Em 2012, Jarbas Maya de Omena Filho, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a pagar multa de R$ 18 mil, por participação em esquema fraudulento na “Operação Sanguessuga” descoberto pela Polícia Federal, no ano de 2006.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.


Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias
Política
Confira o voto dos senadores de Alagoas na PEC que criminaliza a posse de drogas

Após a aprovação pelo Senado, a PEC segue agora para a Câmara dos Deputados, onde também deve ser aprovada para que a emenda constitucional seja implementada.