Política

Investigações apontam pagamento de R$ 265 mil a Arthur Lira

Nos relatórios da Polícia Federal relacionados à busca e apreensão, revela informações que podem complicar ainda mais a situação do deputado Arthur Lira.

Publicado: | Atualizado em 26/06/2023 13:42


Deputado Arthur Lira - @reprodução
Deputado Arthur Lira - @reprodução

O deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, tem enfrentado dificuldades após agentes da Polícia Federal realizarem uma operação de busca e apreensão nos endereços do seu principal auxiliar, Luciano Cavalcante, e do motorista do auxiliar, Wanderson Ribeiro Josino de Jesus.

A Operação Hefesto, nomeada em referência ao deus grego da tecnologia e da metalurgia, investiga um esquema de fraude em licitação e desvio de 8 milhões de reais na compra de kits de robótica pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nos relatórios da Polícia Federal relacionados à busca e apreensão, revela informações que podem complicar ainda mais a situação do deputado Arthur Lira. No endereço do motorista Wanderson de Jesus, foram encontrados um caderno-caixa com anotações manuscritas referentes aos meses de abril e maio deste ano, que mencionam o nome “Arthur” onze vezes, acompanhado dos maiores valores, totalizando pouco mais de 265 mil reais.

De acordo com as anotações do mês de abril, consta que “Arthur” recebeu 20 mil reais no dia 8 e mais 30 mil reais uma semana depois. No dia 17 de abril, houve um gasto de 3.652,00 reais para “Hotel Emiliano = Arthur”. Essa coincidência é relevante, pois quando o deputado viaja para São Paulo, ele costuma se hospedar no Hotel Emiliano, localizado nos Jardins. Além disso, registros da Aeronáutica mostram que Arthur Lira embarcou em um avião da FAB em Brasília com destino a São Paulo exatamente no dia 17 de abril.

O dia 28 de abril registrou o maior volume de recursos, com quatro repasses no total, incluindo 6.026,87 reais para “carro Arthur” e 100 mil reais em favor de “Arthur”. O relatório da Polícia Federal não identifica diretamente a quem se refere o beneficiário de 29.200 reais, mas há uma coincidência com um secretário parlamentar de Arthur Lira, cujo nome é Djair Marcelino. Esse secretário foi denunciado anteriormente como integrante de um esquema de rachadinha quando Lira era deputado estadual em Alagoas.

As anotações também mencionam pagamentos adicionais, como 12.509,71 reais em favor do “Hotel Emiliano” no dia 10 de abril, sem menção ao nome “Arthur”, mas o deputado havia realizado viagens entre Maceió, São Paulo e Brasília nesse período. Há ainda um pagamento de 4.800 reais para “telefone – D. Ivonete” no dia 29 de abril, suspeitando-se que seja uma referência à mãe de Arthur Lira, que se chama Ivanete.

Outros nomes mencionados nas anotações são “Álvaro” e “Fabio engenheiro”. Embora não seja possível afirmar diretamente a quem se referem, há coincidências.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.