Política

Governo de Lula adota postura identitária e woke, mas negligencia questões sociais urgentes

Especialistas alegam que as políticas públicas deveriam estar mais focadas em questões sociais urgentes e concretas.

Publicado: | Atualizado em 24/04/2023 16:32


Presidente Lula | © Wanezza Soares
Presidente Lula | © Wanezza Soares

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido criticado por adotar uma postura identitária e “woke” em detrimento de questões sociais urgentes e concretas, como a violência e a falta de saneamento básico.

A adoção de políticas públicas baseadas em teorias pouco científicas, como as teorias de gênero e racismo estrutural, tem sido uma tendência presente em diversos ministérios do governo e tem gerado controvérsia.

Um exemplo disso foi o lançamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) 2, pelo Ministério da Justiça em março, durante uma série de ataques de uma facção criminosa no Rio Grande do Norte.

O programa aplica teses associadas à cultura “woke”, como o “combate ao racismo estrutural”, que é uma importação de uma leitura das relações raciais nos Estados Unidos por uma corrente de pensamento pós-marxista.

O sociólogo Lucas Azambuja, professor do Ibmec-BH, explica durante uma entrevista ao site Gazeta do Povo que nos EUA a expressão surgiu após os movimentos dos direitos civis, colocaram fim à segregação racial e criaram bandeiras ligadas às tensões nas relações raciais.

No entanto, a adoção dessas teses no Pronasci tem gerado críticas de especialistas que alegam que as políticas públicas deveriam estar mais focadas em questões sociais urgentes e concretas.

Vale ressaltar que o Pronasci foi atualizado após o fracasso da versão anterior, que vigorou de 2007 a 2012 durante o segundo mandato de Lula e o primeiro de Dilma Rousseff, período em que a violência no país cresceu exorbitantemente.

Porém, a adoção de políticas públicas baseadas em teorias pouco científicas tem gerado controvérsia e questionamentos sobre a eficácia dessas medidas para solucionar os problemas reais enfrentados pela população.

Assuntos

BrasilLula

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.