Política

Governadores do Norte e Nordeste buscam recursos em Brasília

Encontro acontece nesta terça-feira, dia 4 de dezembro

Publicado: | Atualizado em 16/08/2019 04:14


Encontro acontece nesta terça-feira, dia 4 de dezembro (Crédito: Divulgação)
Encontro acontece nesta terça-feira, dia 4 de dezembro (Crédito: Divulgação)

Os governadores do Norte e Nordeste estarão desembarcando neste dia 4 em Brasília, para acompanhar de perto as votações sobre a dívida ativa dos municípios e também para uma reunião com o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tratar sobre os fundos partidários dos estados e municípios.

De manhã, os governadores se reunirão, na representação do Ceará, na capital federal. A informação foi confirmada pela assessoria do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que é o coordenador do grupo do Nordeste. Todos os temas se referem à partilha de recursos da União com estados e municípios.

+ Pontos comerciais são destruídos por incêndio na capital

A União precisa parar com esta concentração permanente de receita e quebra do pacto federativo. Na última semana foram aprovadas urgências e avançamos nos entendimentos e agora vamos cuidar de, por acordo, viabilizar a votação. Se a União precisa de receitas, imagine quem está lá na ponta cuidando das demandas do povo”, disse Wellington Dias, em nota divulgada pela assessoria.

Na Câmara, os governantes devem acompanhar a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP 459), que trata da securitização da dívida ativa. O texto autoriza a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios a cederem, com ônus, os direitos originados de créditos tributários e não tributários, inclusive inscritos em dívida ativa.

Em um comunicado, a assessoria do governador do Piauí informou que o projeto “estabelece uma forma moderna de combater a sonegação e gera receitas para déficit da previdência e investimentos”. Segundo o texto, o projeto conta com interesse dos estados, municípios e a União.

Um outro tema que interessa aos governadores é o Projeto de Lei Complementar (PLP 10.985), que trata da regulação da cessão onerosa de gás e petróleo.

A cessão onerosa trata de um contrato firmado em 2010, em que o governo cedeu uma parte da área do pré-sal para a Petrobras, que teve o direito de explorar 5 bilhões de barris de petróleo. Com a descoberta de volume maior de petróleo na área, o governo irá vender o excedente da área.

No Senado, a prioridade dos governadores é acompanhar a votação do projeto que trata do bônus de assinatura, complemento da cessão onerosa de gás e petróleo. O objetivo é a participação dos estados e municípios na receita com pagamento do bônus de assinatura após os leilões.

São projetos maduros e governadores, de diferentes partidos e regiões do país, e prefeitos, unidos, queremos apenas que seja cumprida a regra da Constituição Federal de partilha destas receitas”, informa o comunicado, divulgado pela assessoria do governador do Piauí.

Os governadores também deverão se reunir com o ministro Ricardo Lewandowski, relator de três ações no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre os fundos de participação dos municípios e dos estados. Já houve audiência de conciliação e foi concedido prazo de 15 dias para Governo Federal abrir informações sobre as receitas partilhadas com estados e municípios.

Wellington Dias disse, no comunicado divulgado pela assessoria, que a expectativa é que ocorra o julgamento no STF.

*Com informações de assessoria


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Ministro Raul Araújo - @Reprodução
Política
3×2: Raul Araújo segue o relator e vota para não cassar vereadores de União dos Palmares

A expectativa agora se volta para os dois últimos votos, sendo que se apenas um votar divergindo do relator, é suficiente para formar maioria para cassar os parlamentares.


Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente


Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.


Sessão esvaziada na camara de vereadores de União dos Palmares
Política
Veja quem pode assumir as vagas de Almir, Sandro e Jailson em caso de cassação

O BR104 realizou o cálculo da redistribuição dos votos, identificando os potenciais substitutos caso o MDB seja condenado pelo TSE


Ministro Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução
Política
Urgente! Moraes muda o voto em processo que pode cassar vereadores de UDP

Inicialmente, o voto do ministro seguia o relator Benedito Gonçalves, que havia negado provimento ao recurso.