Fernanda Costa, de 32 anos, filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, alcançou 3.999 votos na última eleição em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). Ela concorreu com o nome de urna de Dra. Fernanda, e tomou posse no plenário nessa segunda-feira (04/01).
Fernanda recebeu a oitava maior votação, e concorreu pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) no município de Duque de Caxias, que possui aproximadamente 855 mil habitantes segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).
Apesar da expressiva votação, a dentista ficou como primeira suplente do partido e assumiu o cargo depois que o prefeito Washington Reis, também do MDB, nomeou Sandro Lélis, ex-presidente da Câmara Municipal da Cidade, para comandar a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Considerado um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV), Fernandinho Beira-Mar, é da favela Beira-Mar de Duque de Caxias, lugar do qual herdou o nome e de onde expandiu suas atividades para diversas comunidades do Rio de Janeiro, incluindo rotas internacionais de tráfico.
Beira-Mar ficou foragido de 1997 até 2001, mas foi capturado na Colômbia pelo Exército do país. Em 2002 foi condenado a 120 anos de prisão após liderar uma guerra de facções dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio. Somadas, as penas de Beira-Mar chegam a 317 anos de prisão.

Fernanda Costa (Reprodução)
