Política

Fachin deixa a entender que Raquel Dodge atrasava casos da Lava Jato

O ministro relatou 14 casos que foram prejudicados pela desaceleração das investigações da Procuradora-geral da República

Publicado: | Atualizado em 18/09/2019 09:30


Edson Fachin cobra de Raquel Dodge andamentos das investigações de casos que envolve 14 políticos — © Reprodução
Edson Fachin cobra de Raquel Dodge andamentos das investigações de casos que envolve 14 políticos — © Reprodução

Política — O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a entender em um documento obtido pelo site (Estadão), que a Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, estava segurando casos judiciais de políticos que estão sendo investigados pela Operação Lava Jato.

De acordo com as informações obtidas e divulgadas pelo site anteriormente citado, o ministro teria dito que cerca de 14 casos sob responsabilidades da PRG não foram encaminhados para o STF, entre eles estão processos relacionados a Eunício Oliveira, Renan Calheiros, Edison Lobão e Eduardo Cunha.

+ Ministério da Economia estuda congelar salário mínimo dos brasileiros

Os casos em questão estiveram paralisados por mais de ano. Pelo motivo da desaceleração Edson Fachin cobrou da procuradora-geral a apuração das investigações relacionadas aos documentos que foram obtidos pelo Estado.

Em meio ao despacho de Fachin, está a seguinte normativa: “se encontram na PGR inquéritos, bem como ações cautelares e petições (…) no aguardo de diligências e respectivos trabalhos, em lapso superior ao prazo”. No entanto, Raquel Dodge deixou o cargo nessa terça-feira (17), e deve prestar conta de sua conduta nos dois anos de gestão.

Caso de Renan Calheiros 

O caso em que o senador Rena Calheiros (MDB-AL) esta sendo investigado esteve parado por quase um ano na Procuradoria e só retomou ao STF no início deste mês após as exigências de Fachin. No entanto, veio a ser arquivado pelos procurados da lava Jato.

As investigações em que Renan Calheiros era citado tinha como base apurar informações de pagamentos de propinas relacionadas a contratos nas construções de navios-sonda. Ainda assim, o caso ficou congelado por quase um ano na Procuradoria e ao ser liberado foi arquivado.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.


Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias
Política
Confira o voto dos senadores de Alagoas na PEC que criminaliza a posse de drogas

Após a aprovação pelo Senado, a PEC segue agora para a Câmara dos Deputados, onde também deve ser aprovada para que a emenda constitucional seja implementada.