Política

Empreendedores de Alagoas podem ser prejudicados por conta de demissão política

"A questão política superou a técnica", avalia Israel Lessa, que passou a ocupar o cargo, em 2018, por indicação do PDT

Publicado:


Empreendedores de Alagoas podem ser prejudicados por conta de demissão política — © Reprodução
Empreendedores de Alagoas podem ser prejudicados por conta de demissão política — © Reprodução

Política — O desconforto político que cerca o governador do estado Renan Filho, a cerca da demissão em massa na semana passada, dos diretores da Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas), vem gerando desavenças partidárias. Isso porque Israel Lessa, ex-diretor da agência, e que também foi demitido chegou a dizer que a atitude do gestor atual foi puramente política.

Além disso, Israel Lessa disse que os resultados futuros da demissão podem afetar os resultados futuros de diversos empreendedores pelo Estado, que necessitam de créditos para levar seus projetos adiante.

A questão política superou a técnica nesta decisão [demissão dos diretores]. Muitas empresas serão prejudicadas por esta descontinuidade, assim como a própria Desenvolve“, ressaltou Israel Lessa, logo após fazer uma referencia a respeito do fato de que, a nomeação dos diretores para a agência tem de passar por aprovação do Banco central, e isso pode levar alguns meses.

+ Comitiva alagoana se reúne nesta segunda-feira (22) com investidores chineses

Israel passou a ocupar o cargo em 2018 por indicação do ex-secretário da Agricultura, Ronaldo Lessa (PDT), e também pelo partido. No entanto, para que seu nome fosse confirmado foram necessários mais de 60 dias até que o órgão federal pudesse liberar seu cargo.

Vale lembrar que Ronaldo Lessa deixou recentemente a pasta da Agricultura afirmando que Renan Filho, não teria dado o apoio necessário para que fosse executado projetos na área. Com isso, o governador decidiu exonerar todos os indicados pelo PDT que estivessem com cargos no executivo estadual.

A Desenvolve deve enfrentar descontinuidade à execução dos projetos, que dependem muito da iniciativa de seus diretores. A agência não tem funcionado a contento. Como ainda não foi enviado novos nomes pelo governador e homologados pela Banco Central, a agência deve permanecer por um bom tempo sem dirigentes“, reforçou Israel Lessa, que aproveitou a ocasião para citar como exemplo, a aprovação do novo diretor que foi indicado pelo governador em fevereiro deste ano, sendo aprovado pelo Banco Central apenas neste mês de julho.

+ Rodrigo Cunha ‘ataca’ Bolsonaro em defesa dos nordestinos

Em sua gestão no cargo, que durou um ano e meio, o ex-diretor da Desenvolve chegou a dobrar os investimentos da agência por meio de financiamento ao público e a criação de projetos, mas o governo até então mantem esses projetos apenas em papel, entre eles, existe um piloto para que agricultores sejam financiados na “recuperação da palma no semiárido” alagoano e outros relacionados aos gestores municipais.

Criamos um projeto especial para financiamento de obras nos municípios alagoanos, para que os gestores municipais tivessem acesso a um crédito barato e rápido, para que pudessem investir nas cidades e promover o desenvolvimento econômico local. O projeto está pronto“, disse Lessa, embora sem acreditar que o projeto siga a diante.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Arthur Lira - @BR104
Política
Após demissão do primo, Arthur Lira indica substituto para o Incra em Alagoas

César Lira havia sido nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e manteve-se no cargo mesmo após a transição presidencial.


Almir Belo - @Reprodução
Política
Veja como foi o primeiro dia do julgamento que pode cassar Almir Belo

Ainda faltam os votos de quatro ministros: Nunes Marques, Raul Araújo, Floriano de Azevedo e André Ramos.


Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.