Política

Em ano eleitoral, Kil repete “desastre” de 2012

O governo já soma cinco meses de salários atrasados

Publicado: | Atualizado em 15/01/2020 06:56


Prefeito Areski Freitas - @Alysson Santos
Prefeito Areski Freitas - @Alysson Santos

A prefeitura de União dos Palmares iniciou o ano de 2020 prometendo diversas construções e conclusões de obras que remontam desde o primeiro ano da gestão.

Construção de calçamento, ginásio, postos de saúde, praças e até uma santa, fazem parte do plano estratégico do prefeito Areski Freitas (MDB-AL), que parece seguir a cartilha de 2012, ano em que também prometeu e entregou a estátua de Santa Maria Madalena, e algumas obras às pressas. No entanto, uma das grandes marcas do último ano de gestão de Areski, naquele mandato, foram os atrasos no pagamento de salário dos servidores.

O atraso de salário naquele ano, inclusive, pode ter sido um dos principais fatores que levaram à derrota, o então padrinho político de Areski, e hoje seu grande rival, Manoel Gomes de Barros (MDB-AL), que disputou contra Beto Baía, e perdeu nas urnas.

Os constantes atrasos salariais na administração já somam cinco meses, e além dos servidores contratados, que se queixam frequentemente dos atrasos, como garis, por exemplo, também estão com salários atrasados os servidores que ocupam cargos comissionados, como é o caso dos secretários.

A chamada “tropa de choque” do governo, a mesma que usa discurso inflamado em grupos de Whatsapp para defender o governo do “jacaré”, também sofre com a falta de pagamento.

Porém, um grupo insatisfeito com o que chamam de “falta de compromisso” do gestor, pode estar se rebelando contra o prefeito. Os chamados “senadinhos” que se espalharam pelo centro da cidade, discutem se Kil conseguirá manter seu próprio grupo, com todo esse desprestígio, ou prestígio a poucos.

Secretário calado

Não há como negar que os servidores que mais sofrem quando o salário atrasa, são os que ocupam o cargo de gari. Em geral são pessoas carentes, e que encontram nesse trabalho, que apesar de digno, chega a ser cruel, sobretudo pela falta de equipamentos de segurança necessários, a oportunidade levar o pão para a mesa.

Quem é por eles? Contratados, sem qualquer sindicato que os protejam, eles dependem da boa vontade do secretário de “velar” por eles junto ao gestor.

Mas o secretário de obras de União dos Palmares, Junior Menezes, é constantemente acusado de não se importar com os atrasos de salário que enfrentam seus subordinados.

Calado, ele segue ao lado do prefeito em eventos, posando para fotos e assistindo de camarote a dor de quem trabalha a cinco meses sem receber.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.


Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias
Política
Confira o voto dos senadores de Alagoas na PEC que criminaliza a posse de drogas

Após a aprovação pelo Senado, a PEC segue agora para a Câmara dos Deputados, onde também deve ser aprovada para que a emenda constitucional seja implementada.