Política

Deputados e senadores tentam suspender MP da liberdade econômica

O texto-base da (MP) passou pelo Senado há duas semanas e segue aguardando aprovação do presidente Jair Bolsonaro 

Publicado: | Atualizado em 06/09/2019 08:16


Gilmar Mendes nega pedido de parlamentares — © Divulgação
Gilmar Mendes nega pedido de parlamentares — © Divulgação

Política — Duas ações apresentadas por parlamentares na noite dessa quinta-feira (5), não foram aceitas pelo Ministro do Supremo Federal, Gilmar Mendes. Os deputados exigiam a suspensão da sanção da Medida Provisória da liberdade econômica.

Para o ministro, a não aprovação da sanção é devido as questões impressas no texto da medida tratar de questões internas do Congresso e que no momento não caberia a intervenção do Judiciários. Segundo Mendes, mesmo que o texto em questão venha a ser sancionado, nada impedirá que mudanças futuras venham a ser impressas no texto.

No caso em exame, inegável que o ato coator baseia-se em construção regimental, reputando-se, portanto, de natureza interna corporis e insuscetível, neste momento, de controle por esta Corte, em sede de mandado de segurança. Entretanto, relevante pontuar que, por se tratar no mandado de segurança preventivo, estamos diante de um controle não exauriente de delibação acerca do tema. De modo que, tendo em vista todas as peculiaridades do caso, não há qualquer impedimento para que esta matéria retorne ao debate após eventual sanção da Presidência da República”, afirma o ministro.

+ Palmarinos exigem explicações de JHC sobre polêmica envolvendo a Serra da Barriga

O texto-base da Medida Provisória (MP) passou pelo Senado há duas semanas e segue aguardando aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

Um grupo de deputados juntamente com o senador Fabiano Contarato (Redes-ES) encaminharam ao Supremo um mandado de segurança para que fosse discutido algumas medidas no texto ainda quando o mesmo estava sendo discutido.

A argumentação não apenas do senador mas de todo o grupo de deputados tinham como base o caminhar da MP para um lado inconstitucional, já que a mesma vinha apresentando em sua medida matérias estranhas vinculadas ao texto central, o que daria ênfase a mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho ( CTL).

Além disso, eles afirmaram que a Constituição proibia mudanças no texto. Os deputados ainda argumentaram que: “Como o Senado retirou uma parte do texto, ele deveria voltar para análise da Câmara”.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Prefeito Areski Freitas - @BR104
Política
Vem aí, a rádio do Kil

Embora ainda não tenha sido divulgado de forma oficial, especula-se que o nome da emissora será Liberdade FM.


Jailson Vicente, Sandro Jorge e Almir Belo - @Reprodução
Política
TSE retoma nesta sexta o julgamento que pode cassar Almir, Jailson e Sandro

O processo foi pautado para a 10ª Sessão Virtual Ordinária, e deve durar ao menos 7 dias, sendo de 19 a 25 de abril, sob a relatoria da Ministra Isabel Gallotti.


Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Política
Sérgio Camargo é punido pela CGU e fica inelegível por oito anos

Esta ação da CGU segue denúncias feitas em junho de 2021 pelo programa Fantástico, da TV Globo, que inicialmente trouxeram à tona o casos de assédio.


Renan Calheiros, Rodrigo Cunha e Fernando Farias
Política
Confira o voto dos senadores de Alagoas na PEC que criminaliza a posse de drogas

Após a aprovação pelo Senado, a PEC segue agora para a Câmara dos Deputados, onde também deve ser aprovada para que a emenda constitucional seja implementada.