Deputados alagoanos aprovam retorno das coligações partidárias

Para valer nas eleições de 2022, o texto precisa ser promulgado até a primeira semana de outubro.

Deputado federal Arthur Lira (PP-AL) - @Reprodução

Deputado federal Arthur Lira (PP-AL) - @Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (11/08), em uma votação antecipada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL), o retorno das coligações partidárias. Esse formato havia sido abolido em 2017, quando depois de longos debates, essas coligações foram reconhecidas como um retrocesso ao sistema eleitoral, bastante criticado por especialistas.

O retorno das coligações foi votado e aprovado, depois de líderes partidários terem feito uma espécie de acordo, já que a proposta de emenda à Constituição (PEC), que criava o chamado “distritão”, não foi aprovado.

A proposta precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara, em seguida será enviada para o Senado, onde também precisará ser aprovada em dois turnos, para finalmente entrar em vigor. Para valer nas eleições de 2022, o texto precisa ser promulgado até a primeira semana de outubro.

Se passar pelo Senado, os partidos voltarão a formar grupos para disputarem as eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e vereadores.

Os deputados alagoanos foram unânimes em aprovar o voto pelo retorno das coligações.