publicade
Política

Deputado Rafael Brito critica bloqueio do Pé-de-Meia e pede urgência na liberação

Segundo Brito, a questão é prioritária e precisa ser resolvida com urgência para garantir que os estudantes recebam os benefícios sem interrupção.

Publicado: | Atualizado em 12/02/2025 14:29


Tabata Amaral e Rafael Brito - @Reprodução
Tabata Amaral e Rafael Brito - @Reprodução

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) tem se destacado na defesa do desbloqueio dos recursos do programa Pé-de-Meia, atualmente suspensos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar alagoano argumenta que não há indícios de irregularidades na execução do programa e critica a paralisação dos repasses destinados a estudantes de baixa renda.

Durante reunião com o ministro do TCU, Augusto Nardes, Rafael Brito reforçou a importância do Pé-de-Meia para evitar a evasão escolar e ampliar as oportunidades educacionais no país. “Estamos falando de um programa essencial para o futuro da educação no Brasil. O bloqueio dos recursos prejudica milhares de jovens que dependem desse incentivo para permanecer na escola”, afirmou Brito.

O programa Pé-de-Meia prevê incentivos financeiros para estudantes do ensino médio da rede pública, visando reduzir a evasão escolar e estimular a continuidade dos estudos. No entanto, sua execução foi suspensa pelo TCU sob a justificativa de que os valores utilizados poderiam configurar uma “pedalada fiscal” dentro do novo arcabouço fiscal do governo federal.

O governo, representado pelo líder na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e acompanhado por Rafael Brito e Tabata Amaral (PSB-SP), argumenta que não há qualquer ilegalidade na gestão orçamentária do programa. Segundo Brito, a questão é prioritária e precisa ser resolvida com urgência para garantir que os estudantes recebam os benefícios sem interrupção.

“Através do diálogo com o TCU, estamos buscando uma solução técnica e responsável para que o Pé-de-Meia continue atendendo os estudantes brasileiros. Esse não é um debate político, mas sim uma discussão sobre o direito à educação”, ressaltou o deputado.

A decisão sobre o desbloqueio do programa deve ser tomada nas próximas semanas, após a análise técnica do TCU. Enquanto isso, Rafael Brito segue articulando com parlamentares e o governo para garantir a continuidade do benefício aos estudantes brasileiros.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Areski Freitas e Almir belo - @Reprodução
Política
Foto ao lado de Areski Freitas gera mal-estar entre Almir Belo e Remi Calheiros

Foto viralizada em grupos de WhatsApp levanta suspeitas sobre possível rompimento entre Almir Belo e o deputado estadual Remi Calheiros.


Jair Bolsonaro - @Reprodução
Política
Julgamento de Bolsonaro começa hoje no STF por tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente é acusado de liderar articulação para impedir posse de Lula após derrota nas eleições de 2022.


Júnior Menezes - Foto: Alysson Santos/BR104
Política
Mandato de Júnior Menezes pode ser prorrogado até 2030 com nova PEC

Prefeito de União dos Palmares pode ganhar dois anos extras de mandato caso unificação das eleições seja aprovada no Senado.


Eudócia Caldas e Bolsonaro | © Assessoria
Política
Maceió entra no radar de Bolsonaro em nova fase de mobilização nacional

Ex-presidente pretende ampliar mobilização no Nordeste e reforçar base política em cidades estratégicas.


Marina Silva e Heloisa Helena - @Reprodução
Política
Crise na Rede: Disputa entre Marina Silva e Heloísa Helena vai parar na Justiça

Briga interna pelo controle da Rede Sustentabilidade coloca Marina e Heloísa em lados opostos. Justiça suspende nomeações e agrava crise.