Política

Deputado que apalpou seio de colega na Alesp, poderá ser expulso do partido

Nesta sexta-feira (18/12), o conselho de ética nacional do Cidadania deve analisar  o caso do deputado estadual Fernando Cury

Atualizado 5 anos atrás
Deputado Fernando Cury, assédio a deputada Isa Penna (Reprodução)
Deputado Fernando Cury, assédio a deputada Isa Penna (Reprodução)

Nessa quinta-feira (17/12), um vídeo inusitado de um deputado estadual de São Paulo viralizou nas redes sociais. As imagens foram gravadas pela câmara da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e mostram o deputado Fernando Cury (Cidadania), passando a mão no seio da deputada estadual Isa Penna (PSOL), durante sessão na câmara.

Isa Penna divulgou uma nota à imprensa, informando que ela e outras parlamentares já foram assediadas em outras ocasiões.

Veja o vídeo

Nesta sexta-feira (18/12), o conselho de ética nacional do Cidadania deve analisar o caso do deputado estadual Fernando Cury. O parlamentar poderá ser afastado temporariamente do partido, ou até ser expulso.

Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, e o deputado Arnaldo Jardim, presidente estadual do Cidadania em São Paulo, levaram uma representação contra Cury para o conselho de ética nacional do Cidadania.

“Acredito que vamos ter o parecer da comissão rapidamente”, disse o presidente nacional do partido.

Na Alesp, a deputada Isa Penna, apresentou uma denúncia formal por quebra de decoro contra Cury. Em sua composição, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da casa, que irá analisar o caso.

Veja a nota da deputada na íntegra:

“A deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores.”

Deputado estadual Fernando Cury (Reprodução)