À medida que as eleições municipais se aproximam, a insatisfação entre os vereadores aliados ao prefeito Kil, em relação ao vereador Almir Belo e alguns membros de sua família, torna-se cada vez mais evidente, o que representa um período de tensão e incerteza política dentro da base aliada do governo na Câmara Municipal.
Almir Belo, por sua vez, tem demonstrado um distanciamento sistemático das linhas políticas tradicionalmente seguidas pela base do governo, uma atitude que parece ser influenciada pelo Dr. Alan Belarmino. Conhecido como o maestro da família Belo, Dr. Alan ocupa cargos relevantes no município: procurador-geral, marqueteiro político de seu tio Almir, além de diversas indicações.
Durante uma reunião recente da Câmara, que contou com a presença da maioria dos vereadores, a postura de Almir Belo foi motivo de discussão. Sua falta de posicionamento claro provocou críticas entre seus colegas, levando alguns a questionar sua representatividade e capacidade de liderança:
“É esse o nosso representante? É ele quem está levando nosso nome como candidato da Câmara?” Nesse mesmo encontro, apesar dos pedidos de apoio e consolidação de bases eleitorais, foi o Dr. Alan quem orquestrou as discussões, não Almir, ressaltando que é o Dr. Alan que está dando as cartas.
Por tanto, a posição de Almir Belo como potencial vice-prefeito na chapa apoiada pela Câmara para a sucessão do governo Kil de Freitas está claramente ameaçada. O BR104 tentou contato com o vereador Almir Belo, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.