Coronavírus e os desafios de Areski Freitas para superar a crise

A constante falta d'água, deficiência na coleta de lixo doméstico, somam os desafios de Areski para uma União dos Palmares quase paralisada.

Prefeito Areski Freitas - @BR104

Prefeito Areski Freitas - @BR104

União dos Palmares enfrenta um dos maiores desafios de sua história com a pandemia do coronavírus que já infectou quase meio milhão de pessoas em todo o planeta.

No entanto, o covid-19 é apenas um dos problemas que o gestor do município, o prefeito Areski Freitas (MDB-AL) precisa lidar cotidianamente.

A constante falta d’água, deficiência na coleta de lixo doméstico, a possibilidade de uma nova enchente e a preocupação com a  reeleição, somam os desafios de Areski para uma União dos Palmares quase paralisada.

A crise que Areski precisa administrar

Falta d’àgua

Já ultrapassa uma semana o período que diversos bairros do município de União dos Palmares sofrem com o desabastecimento de água potável.

A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), inicialmente, apontou que problemas elétricos estariam impedindo o correto funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA). Em um vídeo publicado recentemente pela direção da autarquia, o problema agora é a quantidade de lama que se acumula na água e entra na ETA, fazendo com que a estação tenha uma enorme dificuldade de purificar a água turva.

No entanto, apesar das inúmeras justificativas, de certo modo até compreensíveis, as pessoas que estão em casa e pagam pelo serviço querem apenas abrir a torneira e ver a água jorrar. Diante da pandemia que o país enfrenta, a água é ainda mais necessária nos lares.

Problema na coleta de lixo

Os programas de rádio que são apresentados nas três emissoras do município, passaram a registrar um aumento significativo nas queixas da população em relação a deficiência na coleta de lixo.

Em alguns casos o lixo se acumula nas calçadas, nas esquinas e praças, e isso piora em bairros mais carentes. Isolado da imprensa, o secretário de obras, Junior Menezes, segue sem dar grandes explicações sobre o problema.

Há quem diga que a caçamba que realiza a coleta de lixo no município está quebrada, no entanto, essa informação não é confirmada pela assessoria da Secretária de Obras, o que só deixa a população confusa.

Coronavírus

O Covid-19 é uma realidade global, e até o momento em União dos Palmares, há 2 casos suspeitos da doença. O município tem tomado medidas severas no combate a doença, como; toque de recolher, fechamento parcial do comércio e limitações na feira-livre.

Um Grupo de Gerenciamento de Crise foi montado para ajudar no combate a doença, mas a deficiência na coleta de lixo e a constante falta d’água, são enormes desafios que aumentam a dificuldade em se executar os protocolos de isolamento.

Fortes chuvas

2020, marca 10 anos desde a última enchente, e existe uma enorme apreensão de que nesse ano seja registrada uma nova enchente.

Um boletim emitido pela SEMARH, na noite desta quarta-feira (25), deixou os moradores das cidades de Santana do Mundaú e União dos Palmares em estado de alerta. Segundo ele [o boletim] existe uma grande possibilidade de inundações.

Política

Além de todos os problemas que o município enfrenta, o prefeito Areski Freitas se preocupa com sua reeleição.

Kil, tem feito alianças políticas que viabilizem um novo mandato, vem engajando correligionários em sua estratégia de campanha, e na expectativa que as eleições municipais, não sejam adiadas para 2022, devido a pandemia.