Política

Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo aprova instalação de escritório no BR

O anúncio foi feito após a 114ª Reunião do Conselho Executivo, pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Publicado:


O anúncio foi feito após a 114ª Reunião do Conselho Executivo, pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili | © Divulgação
O anúncio foi feito após a 114ª Reunião do Conselho Executivo, pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili | © Divulgação

Na última quinta-feira (02/12) em Madrid, na Espanha, durante Assembleia Geral, o ministro Gilson Machado Neto defendeu a instalação no Brasil de um escritório regional da OMT. Diante da atuação de todo o Ministério do Turismo, o Brasil foi confirmado oficialmente, na sexta-feira (3), como sede de um dos escritórios regionais da Organização Mundial do Turismo (OMT) no mundo.

O anúncio foi feito após a 114ª Reunião do Conselho Executivo, pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. A decisão ocorre um dia depois de o ministro Gilson Machado Neto discursar na Assembleia Geral e defender a instalação do escritório no Brasil. O objetivo agora é que o escritório seja inaugurado em meados de 2022.

O ministro Gilson Machado esteve em Madrid nesta semana para articular os detalhes finais do acordo. Ele comemorou o resultado e destacou o potencial do Brasil. As negociações para a instalação de um escritório regional da OMT no Brasil acontecem desde 2020. Este será o primeiro escritório da entidade nas Américas e terá a função de alinhar medidas para fortalecer o setor e divulgar não apenas o Brasil, mas todos os países das Américas.

O Conselho da OMT também analisa a instalação de outros escritórios na Argentina e no Marrocos. “Essa é uma vitória do povo brasileiro, que encontrou no governo do presidente Bolsonaro um forte apoio ao turismo e à valorização do nosso país como nação. Não tenho dúvidas de que com essa decisão ganham todos os países da região e, especialmente, ganha a OMT, que contará, nos próximos meses e anos, com mais três Escritórios Regionais”, afirmou o ministro.

De acordo com Machado Neto, a abertura do escritório no Brasil permitirá que a OMT seja mais efetiva e presente na região, promovendo ações para todo o continente. “Nossa região tem uma variedade de possibilidades, é rica em cultura antiga e moderna e tem uma natureza maravilhosa e exuberante para oferecer aos turistas de todo o mundo. O turismo de natureza e o ecoturismo têm um futuro brilhante, como todos sabemos”, explicou.

A Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo ocorre a cada dois anos e é responsável por aprovar o orçamento, o programa de trabalho e debater assuntos de fundamental importância para o setor de turismo. Já o Conselho Executivo da OMT, do qual o Brasil é membro eleito com mandato de 2021 a 2025, é responsável por implementar as decisões e as recomendações da Assembleia Geral. A Assembleia Geral da OMT também aprovou temas como o Código Internacional de Proteção do Turista.

*Por Eugênio de Lima/BR104 PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Deputado Fabio Costa - @BR104
Política
Fabio Costa assume a coordenação estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra no Brasil

O aumento de invasões de terras, que têm se intensificado em várias regiões do país, motivou a criação desta frente


Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.


Sessão esvaziada na camara de vereadores de União dos Palmares
Política
Veja quem pode assumir as vagas de Almir, Sandro e Jailson em caso de cassação

O BR104 realizou o cálculo da redistribuição dos votos, identificando os potenciais substitutos caso o MDB seja condenado pelo TSE


Ministro Alexandre de Moraes – Foto: Reprodução
Política
Urgente! Moraes muda o voto em processo que pode cassar vereadores de UDP

Inicialmente, o voto do ministro seguia o relator Benedito Gonçalves, que havia negado provimento ao recurso.


Leandro Carlos - @Reprodução
Política
Leandro Carlos aposta suas fichas em Bruno Lopes; “É a hora do povo”

Ele havia ensaiado uma pré-candidatura a vereador, mas acabou optando por se dedicar a cooperar com a oposição