Bolsonaro volta a criticar segurança das urnas com reportagem de Boechat, no Twitter

O presidente repostou uma reportagem exibida na Band, a qual mostra que a segurança das urnas já havia sido contestada antes de seu mandato.

Urnas eletrônica – © Ana Rayssa

Urnas eletrônica – © Ana Rayssa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a contestar a segurança das urnas eletrônicas, na manhã desta quinta-feira (12/08), em seu perfil no Twitter. Uma publicação mostrando uma reportagem da Band, com Ricardo Boechat, coloca em evidência as dúvidas a respeito da “segurança” dessas máquinas antes mesmo de seu governo.

Na publicação, Bolsonaro ironizou a imprensa nacional dos dias atuais com a seguinte frase: “A imprensa de ontem e a de hoje. Se lutar com liberdade é difícil, imagine sem ela”, publicou o presidente como narrativa do vídeo.

Na terça-feira (10/08), o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria para analisar o sistema atual das urnas eletrônicas. O órgão afirmou que “o voto eletrônico é seguro”. No entanto, essa foi a primeira vez que o TCU fez uma auditoria para entender o sistema de votação no país, que desde 1996 é dirigido por meio das urnas.

Também nesta semana, a Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de emenda à Constituição (PEC), que previa modificações no sistema eleitoral para o voto impresso.