Política

Bolsonaro sanciona, com vetos, lei que aumenta validade da CNH

Texto prevê CNH com até 40 pontos para alguns motoristas e estende validade do documento para até anos.

Publicado: | Atualizado em 15/10/2020 09:16


Bolsonaro ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em live — © Reprodução
Bolsonaro ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em live — © Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nessa terça-feira (13/10), com vetos, a lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro. Entre outras mudanças, o projeto amplia a validade e o número de pontos da carteira de habilitação. O texto está publicado no Diário Oficial da União.

A partir de agora, a CNH é válida por até 10 anos para condutores com menos de 50 anos; 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; e 3 anos para condutores com 70 anos ou mais. As novas regras entrarão em vigor 180 dias após a publicação da lei.

A lei também torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O projeto cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), uma espécie de listagem de bons condutores.

“Algumas coisas foram alteradas [no Congresso]. Não era aquilo que nós queríamos, mas houve algum avanço. Com toda a certeza, no ano que vem a gente pode apresentar novo projeto buscando corrigir mais alguma coisa. A intenção nossa é facilitar a vida do motorista”, afirmou Bolsonaro.

Os trechos retirados pelo presidente serão reanalisados pelo Congresso Nacional, que pode restaurar as medidas ou derrubá-las em definitivo. A Câmara aprovou a versão final do projeto no último dia 22 de setembro, e Bolsonaro tinha até esta quarta para concluir a análise.

Pontos na CNH

O projeto também prevê limites diferentes de pontuação na carteira de motorista, antes da suspensão, no prazo de 12 meses: 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima; 30 pontos para quem possuir uma gravíssima; e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.

Os motoristas profissionais terão 40 pontos de teto, independentemente das infrações cometidas. Esses condutores podem participar de curso preventivo de reciclagem quando atingirem 30 pontos. A legislação atual prevê a suspensão da carteira sempre que o infrator atingir 20 pontos.

Veto

Durante a live, Bolsonaro também falou sobre o veto às regras que restringiam a circulação de motociclistas. “Está no projeto, nós vetamos, que o motociclista apenas pudesse ultrapassar com filas, carros parados e baixa velocidade. Nós vetamos isso. Continua valendo uma velocidade maior para o motociclista poder seguir destino”, declarou.

Projeto aumenta validade da CNH — © UOL

Projeto aumenta validade da CNH — © UOL


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Almir Belo, Gustavo Pedrosa, Ronaldo Lessa e Junior Menezes - @Reprodução
Política
JM desarticula oposição e filia Gustavo Pedrosa ao PDT

Sem Gustavo Pedrosa, a oposição agora tem apenas dois nomes considerados puxadores de voto: Ricardo Praxedes e Dona Miriam.


Dr. Paulo - @BR104
Política
Cirurgia de Paulinho durou 4 horas; ele continua na UTI

A expectativa é que ele continue no Centro de Terapia Intensiva até esta quinta-feira, se não houver complicações.


Manoel Gomes de Barros e João Caldas - @BR104
União dos Palmares
A decepção de Mano com João Caldas

Mano soube que perdeu o comando do partido no município a partir de uma reportagem do BR104, depois que Nelito viu a publicação.


Gustavo Pedrosa
União dos Palmares
Gustavo Pedrosa confirma filiação ao PDT

Ao BR104, Gustavo disse que estará indo a Maceió na tarde desta quarta-feira (27), onde deverá formalizar sua filiação.


Wellington Ferreira - @BR104
Política
Como “rombo” no antigo SAAE assombra a campanha de Wellington Ferreira

Mesmo aliado do prefeito e garantindo ter uma estrutura para investir na campanha, o histórico tem pesado negativamente.