“Bolsonaro prejudicou os governadores com a redução do ICMS”, diz Lula em evento

As declarações do petista foram feitas durante um evento em Garanhuns, Pernambuco.

Bolsonaro e Lula – © Reprodução

Bolsonaro e Lula – © Reprodução

O ex-presidente Lula (PT) voltou a atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL), durante um evento que aconteceu em Garanhuns, Pernambuco, onde ele discursou para uma plateia composta, em sua grande parte, por integrantes de movimentos sociais do partido.

Durante seu pronunciamento, Lula afirmou que o presidente Jair Bolsonaro prejudicou os governadores com a redução do ICMS sobre os combustíveis. Segundo ele, sem os recursos, os governadores ficarão sem dinheiro para investir em outros setores, como a Saúde e a Educação, por exemplo.

– O presidente prejudicou os governadores com essa redução do ICMS. Vai faltar dinheiro para a Educação e para a Saúde, espere o próximo ano para ver – disse.

A proposta de Bolsonaro, no entanto, prevê um ressarcimento pela União para os estados que derrubarem a zero o ICMS sobre os combustíveis. Nesse caso, estados onde a alíquota chegava aos 17%, por exemplo, seriam inteiramente compensados.

Os demais, onde essa alíquota ultrapassa a porcentagem indicada pelo governo federal, seriam ressarcidos apenas até o limite proposto, que é de 17%.

A redução do ICMS dos combustíveis foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em junho deste ano. O projeto vem sendo cumprido por empresários do ramo em todo país.