O deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), será o responsável por passar a faixa presidencial para Lula, presidente da República eleito nas eleições deste ano. A cerimônia de posse do novo governo esta prevista para acontecer neste domingo, 1º de janeiro de 2023.
Lira recebeu a tarefa após o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu vice-presidente Hamilton Mourão, informarem que não participariam da cerimônia de posse do governo que deve assumir o país nos próximos dias.
No início do mês de dezembro, Lira informou que passaria a faixa para Lula, apesar dos embates ocorridos durante a campanha eleitoral, Lula e Lira mantêm uma relação cordial após os resultados das urnas eletrônicas. Para se ter uma ideia, o presidente da Câmara foi um dos primeiros parlamentares da oposição a parabenizar o petista.
A transferência da faixa presidencial esta prevista para acontecer no início da tarde do domingo, por volta das 14h20 (horário de Brasília). Um cortejo sairá da catedral Metropolitana de Brasília com destino ao Congresso Nacional.
Durante todo o dia haverá um evento designados “Festival do Futuro”, onde diversos artistas brasileiros irão se apresentar.
Veja programação do evento:
- Início do Festival do Futuro -11 horas;
- Chegada dos convidados (chefes de estado) ao Congresso Nacional – 13h45;
- Chegada de Lula e Alckmin à Catedral Metropolitana – 14h20;
- Desfile e cortejo presidencial em carro aberto – 14h30;
- Recepção de Lula e Alckmin no Congresso Nacional – 14h40;
- Sessão solene de posse – 15 horas.
A cerimônia de posse da faixa presidencial será transmitida por meio das emissoras: Globo e Globoply (online); Band; SBT; Record. Emissoras com canais fechados também irão exibir o evento de posse de Lula, são elas: CNN e Globo News.