Política

Arthur Lira autoriza votação remota para aprovação da reforma tributária

Até esta quarta-feira (5/7), os deputados eram obrigados a marcar presença pessoalmente e votar de forma presencial na proposta.

Publicado: | Atualizado em 06/07/2023 16:52


Deputado Arthur Lira - Divulgação

(E/D):
deputado Arthur Lira (PP-AL);
senador Benedito de Lira (PP-AL), em pronunciamento.


Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Deputado Arthur Lira - Divulgação (E/D): deputado Arthur Lira (PP-AL); senador Benedito de Lira (PP-AL), em pronunciamento. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a autorização para que os parlamentares possam votar remotamente por meio de um aplicativo. Essa medida foi tomada visando facilitar a aprovação da aguardada reforma tributária. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa e valerá para as sessões desta quinta-feira (6), e sexta-feira (7/7).

Até esta quarta-feira (5/7), os deputados eram obrigados a marcar presença pessoalmente e votar de forma presencial na proposta. Essa exigência tinha como objetivo garantir a presença dos congressistas em Brasília para debater e ajustar pontos importantes do texto da reforma tributária, que está sendo relatado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Vale lembrar que, por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), são necessários no mínimo 308 votos favoráveis em dois turnos de votação para sua aprovação.

Apesar dos esforços feitos pelo relator, deputado Aguinaldo Ribeiro, uma ala do Partido Liberal (PL), mais alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda critica o texto da reforma. Nesse sentido, o partido divulgou uma nota oficial pedindo que seus membros votem contra a proposta em discussão.

No início do dia, uma reunião da bancada do PL em Brasília contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Durante o encontro, o governador foi vaiado por parlamentares que seguem a orientação do partido de votar contra a reforma tributária que será levada ao plenário da Câmara dos Deputados.

Em sua fala aos parlamentares, Tarcísio afirmou que estava presente como interlocutor, uma vez que cedeu nas negociações e agora espera o apoio dos parlamentares de São Paulo para a aprovação da matéria. No entanto, o governador foi cobrado a não participar de novas reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e foi solicitado que ele não “empreste” sua imagem para defender a reforma.

A expectativa é que o uso da votação remota facilite a aprovação desse projeto tão aguardado, porém, as divergências e críticas internas podem gerar obstáculos na busca por um consenso entre os parlamentares.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.