publicade
Política

Areski Freitas assina decreto e define equipe de transição para nova gestão em União dos Palmares

A equipe de transição é composta por três representantes do prefeito eleito e três membros da atual administração.

Publicado: | Atualizado em 08/11/2024 14:10


Areski e Junior Menezes - @Br104
Areski e Junior Menezes - @Br104

A Prefeitura de União dos Palmares deu início ao processo de transição democrática de governo, conforme Decreto Municipal Nº 17/2024, assinado pelo atual prefeito, Areski Freitas.

O decreto estabelece os procedimentos para a transição administrativa entre a gestão atual e a futura gestão municipal, além de nomear os membros da Comissão Administrativa de Transição de Mandato, que coordenará as ações.

A medida segue a Resolução Normativa Nº 003/2016 do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e os parâmetros da legislação federal, visando assegurar uma transição eficiente e transparente, baseada nos princípios da continuidade administrativa e no interesse público.

Composição da equipe de transição

A equipe de transição é composta por três representantes do prefeito eleito e três membros da atual administração. Os representantes do prefeito eleito são:

•Patrícia Luiza Pedroza Menezes, que atuará como coordenadora da equipe;

•Paulo Victor Menezes, membro;

•Dalton Medeiros Buarque, membro.

Os representantes da atual gestão são:

•Edemir Tourinho de Moraes, Secretário Municipal Geral de Administração;

•Anderson Mateus Ventura, Secretário Municipal de Finanças;

•Dhiogo Francisco Nicacio Costa, Controlador Geral Interno.

Funções e responsabilidades da Comissão Administrativa de Transição de Mandato

A comissão tem o papel fundamental de organizar o processo de transição, permitindo que o prefeito eleito tenha acesso a todas as informações e dados necessários para dar continuidade às políticas públicas e iniciar a nova gestão com uma visão clara sobre a administração pública municipal. O decreto garante que a equipe coordenada por Patrícia Menezes possa requisitar documentos e dados relevantes de todos os setores da administração, assegurando apoio técnico e administrativo.

Transparência e fiscalização

Um aspecto central do decreto é a exigência de transparência na transição. Os pedidos de informações serão documentados, e as reuniões entre os representantes das duas equipes deverão ser registradas em ata, incluindo os assuntos discutidos e os prazos para resposta. Além disso, a comissão deverá manter contato com o Tribunal de Contas do Estado para reportar o andamento do processo, com o objetivo de garantir a lisura do processo e o atendimento às normas de fiscalização e controle.

Direito de sigilo e visita técnica

Outro ponto do decreto reforça que os membros da comissão devem manter sigilo sobre informações confidenciais, sob pena de responsabilidade administrativa e jurídica, caso haja descumprimento. A equipe de transição também terá direito a visitas técnicas nos prédios públicos, desde que essas visitas não interrompam o funcionamento dos serviços públicos.

Encerramento do processo de transição

O decreto determina que a Comissão Administrativa de Transição de Mandato será desfeita imediatamente após a posse do prefeito eleito, concluindo oficialmente o processo de transição.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de União dos Palmares busca promover uma transição de governo eficiente e democrática, que garanta à população a continuidade dos serviços e a implementação dos programas propostos pelo novo gestor.


Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Banderia do PT - @Reprodução
Política
PT é suspeito de fraudar o próprio partido em Maceió

Número de novos membros dispara e impugnações já chegam a 30% do total no país.


(Foto: Ricardo Stuckert)
Política
Lula destina mais de R$ 300 milhões ao Grupo Globo em apenas dois anos de governo

Os valores, que saem diretamente dos cofres públicos, são justificados pela necessidade de promover ações do governo federal, como campanhas de saúde, educação e programas sociais.



Deputado Marcelo Vitor - @Reprodução
Política
Reeleição de Marcelo Victor desafia restrições do STF e estabelece novo entendimento

Caso do presidente da ALE-AL serve como referência para Assembleias Estaduais que buscam recondução de seus líderes.