Aprovado texto-base de projeto que libera cultivo da maconha para uso medicinal

A votação da proposta foi desempatada pelo relator do texto, o deputado Luciano Ducci (PSB-PR).

Cultivo da Cannabis para fins medicinais – © Reprodução

Cultivo da Cannabis para fins medicinais – © Reprodução

A Comissão Especial da Câmara aprovou, nesta terça-feira (08/06), o texto-base do projeto que trata da autorização do cultivo da maconha no Brasil, para que seja utilizada em fins medicinais, veterinários, científicos e industriais.

A proposta teve votação empatada em 17 a 17. O desempate só foi possível após o posicionamento do relator do texto, o deputado Luciano Ducci (PSB-PR). A comissão ainda discute os destaques da proposta. Após a conclusão, o texto segue para apreciação do plenário da Câmara.

A aprovação do texto foi discutida pela bancada de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que pretendem pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que haja uma reflexão a respeito do assunto e que a proposta demore para ser colocada em pauta.

Os deputados da oposição alegam que a aprovação da medida, que autoriza o cultivo da Cannabis no país, é apenas uma forma de “liberação do uso da maconha no Brasil”. A bancada classifica a proposta como “marco legal da maconha”.

Já os defensores da proposta alegam que, com a aprovação do projeto, o país terá mais facilidade na produção de remédio de difícil acesso:

– Esses negacionistas que defendem a cloroquina vão continuar com seu discurso falacioso, enquanto nós vamos continuar defendendo a ciência – declarou o deputado Rafael Motta (PSB-RN).