André Janones explica como contestar via Dataprev negativa do auxílio emergencial

Benefíciario pode entrar com o pedido de contestação até 2 de novembro, segunda-feira próxima.

Deputado federal André Janones — © Câmara dos Deputados

Deputado federal André Janones — © Câmara dos Deputados

Apesar de estar apto, muitos brasileiros tiveram o pedido para o auxílio emergencial negado. Com o programa social do governo chegando ao fim, não é possível fazer novos pedidos de acesso ao benefício, mas, se você teve o pedido negado, é possível contestar a análise.

A informação foi dada pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), que em live realizada nessa quinta-feira (29/10), explicou que as pessoas que tiveram o auxílio cancelado injustamente têm até a próxima segunda-feira (2) para fazer a contestação, no site da Dataprev

“Todas aquelas pessoas que tiveram o auxílio cancelado, elas agora podem fazer essa contestação diretamente no site da Dataprev. Então você que por algum motivo teve o seu auxílio cancelado, não está conseguindo receber, você vai entrar no site da Dataprev e vai fazer a sua contestação”, ressaltou o deputado.

“Segue aquela dica, pessoal, se não resolver pra vocês procurarem a Justiça Federal [clique aqui]”, disse Janones, acrescentando que existe também a opção de procurar a Defensoria Pública da União (DPU). Em ambos os casos, o deputado ressalta que não é necessário pagar por serviços advocatícios.

Também é possível obter mais informações sobre problemas envolvendo a análise por meio do Ministério da Cidadania (MC), pelo número 121, ou pelo canal FalaBR, disponível clicando aqui. Neste site, é necessário clicar em “solicitação” e efetuar login.

“O povo brasileiro tem direito demais”

Antes de encerrar a transmissão ao vivo, André Janones repudiou, sem citar nomes, a fala de um deputado, segundo ele, líder do governo na Câmara, que teria dito que “os brasileiros têm direitos demais e dever de menos”, durante entrevista a uma emissora de televisão.

“Então quero deixar aqui o meu repúdio, a minha discordância com essa fala. Dizer que esse deputado não me representa, que ele não me lidera e que a fala dele não é a minha fala. E pedir desculpas ao povo brasileiro em nome da Câmara dos Deputados por essa infeliz declaração”, disse Janones.

Como contestar o auxílio emergencial negado?

  1. Acesse o site da Dataprev;
  2. Na página do auxílio, acesse o campo “acompanhe sua solicitação”;
  3. Confirme seus dados e após isso o site vai indicar qual o motivo do benefício negado;
  4. Confira a informação e peça o pedido a contestação;
  5. Pronto! Agora é só aguardar que seu pedido seja revisto pela Dataprev.

Auxílio Emergencial — © Reprodução