Ação de Investigação da Justiça Eleitoral avança em Lagoa dos Gatos

Estão sendo alvos da investigação o prefeito Stênio Fernandes e o seu vice, Elizeu de Souza, além de vereadores do PP.

Lêu e Stênio são investigados por serem suspeitos de abuso de poder político e econômico, além de compra de votos | © Reprodução

Lêu e Stênio são investigados por serem suspeitos de abuso de poder político e econômico, além de compra de votos | © Reprodução

Os próximos dias serão de tensão no mundo político do município de Lagoa dos Gatos, agreste pernambucano. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que investiga a chapa majoritária do PP, composta pelo atual prefeito de Lagoa dos Gatos, Stênio Fernandes de Albuquerque, e o seu vice, Elizeu de Souza Maia (Lêu), está prosseguindo, e nos próximos dias, de acordo com nossas fontes, haverá uma audiência de instrução e julgamento. A AIJE também atinge os vereadores do PP.

A Ação de Investigação tem como objetivo impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade de candidaturas em uma eleição nos casos de abusos do poder econômico, poder político ou de autoridade e utilização indevida dos meios de comunicação social. Essa ação pode penalizar com a declaração de inelegibilidade de quantos tenham contribuído para a prática do ato.

Stênio e Lêu são investigados por serem suspeitos de abuso de poder político e econômico, além de compra de votos. Já os vereadores do PP são investigados pela promoção de aglomeração durante a campanha eleitoral. Em 29 de outubro de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou a suspensão de todos os atos presenciais de campanha eleitoral que causassem aglomeração.

Segundo as fontes ouvidas pela reportagem, na próxima semana, todos os envolvidos estarão recebendo as intimações. Em Pernambuco, vários prefeitos e vereadores tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, tendo inclusive eleições suplementares em diversos municípios. A pergunta que fica é: será que Lagoa dos Gatos seguirá o mesmo destino?

*Por Eugênio de Lima/BR104 PE