Policial

Polícia Federal deflagra Operação Criptocard

Foram mobilizados 100 policiais federais para cumprir 26 mandados de busca e apreensão em 5 estados brasileiros.

Atualizado 3 anos atrás
PF combate fraudes bancárias milionárias cometidas no Brasil e no exterior
PF combate fraudes bancárias milionárias cometidas no Brasil e no exterior

Nesta terça-feira (6/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Criptocard na cidade de Fortaleza/CE, com o objetivo de combater fraudes relacionadas à compra de criptomoedas com pagamentos por cartões. Esta investigação foi desencadeada devido às informações preliminares compartilhadas pelo Serviço Secreto dos EUA da Embaixada dos EUA.

Cerca de 100 policiais federais foram mobilizados para cumprir 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal em cinco estados brasileiros (CE, BA, MA, SC e SP). A investigação descobriu um esquema de lavagem de dinheiro no qual os ativos eram transferidos para outros usuários para ocultar a origem do dinheiro. O valor global do golpe é estimado em R$ 19 milhões.

Os investigados utilizavam mecanismos que geravam números de cartões de crédito fraudulentos para realização de compras pela internet, conhecido como “enumeration attack”. Estas condutas podem configurar o cometimento do crime de furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro por organização criminosa, cuja pena máxima somada é até 26 anos prisão.

A Polícia Federal vem trabalhando incansavelmente para desvendar casos como este e prender os responsáveis pelas fraudes. Por isso, é importante que todos estejam atentos às notícias sobre crimes relacionados às criptomoedas para que possam contribuir na luta contra esses delitos.