Policial

Operações policiais desarticulam organizações criminosas em Alagoas e Pernambuco

A operação cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra integrantes de organizações criminosas.

Publicado: | Atualizado em 22/06/2023 10:13


Policiais durante o cumprimento da operação | Foto: SSP-AL
Policiais durante o cumprimento da operação | Foto: SSP-AL

Três operações coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública foram realizadas nas primeiras horas desta quinta-feira (22/6) em Alagoas e em São Lourenço da Mata, município pernambucano. Com o objetivo de cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra integrantes de organizações criminosas, as ações resultaram na prisão de oito pessoas até o momento, além da apreensão de uma arma de fogo e dois quilos de maconha.

A maior operação, denominada “Romani”, envolveu 21 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão nos municípios de Maceió, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia e São Lourenço da Mata. A investigação, conduzida pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, revelou que os integrantes desse grupo criminoso são de alta periculosidade e estavam envolvidos em diversos homicídios cometidos em Campo Alegre e região.

A operação recebeu esse nome em referência aos grupos nômades, que não possuem residência fixa, assim como os criminosos desse grupo que frequentemente mudavam de residência e até de município para evitar a ação policial.

Outra operação, denominada “Distrito”, teve como objetivo desarticular um grupo criminoso que atuava em Campo Alegre e no distrito de Luziápolis, principalmente no tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Nessa ação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. A investigação foi realizada pela DEIC em colaboração com a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar.

A terceira operação, chamada de “Pedra da Arara”, visou combater uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no município de Penedo. Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nessa ação. O nome da operação faz referência a uma região conhecida como Pedra da Arara, localizada no bairro Dom Constantino, em Penedo, que era o ponto principal das atividades criminosas desse grupo.

Para executar os 61 mandados expedidos nas três operações, cerca de 200 integrantes das forças de segurança foram mobilizados. A Polícia Militar empregou policiais de diferentes batalhões, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Batalhão Rodoviário (BPRv), enquanto a Polícia Civil contou com agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especiais (TIGRE) e de diversas delegacias.

As ações contaram ainda com a colaboração do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil de Pernambuco. A população foi incentivada a colaborar com as forças de segurança, realizando denúncias sobre crimes e organizações criminosas por meio do Disque Denúncia, cujo número é 181. O sigilo das informações fornecidas é garantido, e as ligações são gratuitas.

*Com SSP-AL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Casa onde o adolescente matou os pais e a irmã - @Reprodução
Policial
Adolescente mata os pais e irmã após ser proibido de usar o celular

O jovem permaneceu na residência com os corpos durante o fim de semana e só confessou o crime devido ao forte cheiro de decomposição.


Arma de fogo na cena do crime - @Reprodução
Policial
Alagoas registrou 400 mortes violentas de janeiro a abril; Veja onde foram os crimes

De janeiro a abril de 2024, foram registrados 7 casos de feminicídios, com uma leve concentração em Maceió e Arapiraca.


Homem preso em Ibateguara - @Reprodução
Policial
Homem invade casa em Ibateguara, tenta estuprar adolescente e acaba preso

Ele foi identificado como F. M. S. e conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) em Murici, onde foi autuado e permaneceu preso.


Vítima do agressor - @Reprodução
Policial
Homem é preso por espancar companheira em União dos Palmares

A vítima, cujo nome foi preservado por questões de segurança, recebeu atendimento médico e psicológico e está sendo acompanhada pelas autoridades competentes.


Idoso preso- Imagem ilustrativa - @Reprodução
Policial
Preso idoso de 75 anos que mantinha a esposa, de 65, em cárcere privado em Maceió

O homem foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi autuado por violência contra a mulher, cárcere privado e injúria.