Policial

Mãe é responsabilizada após filho menor ser flagrado pilotando moto em São José da Laje

Policiais do CISP de São José da Laje flagraram um adolescente conduzindo uma motocicleta em condições completamente irregulares.

Moto apreendida | Foto: Reprodução
Moto apreendida | Foto: Reprodução

Durante patrulhamento no final da tarde desta quarta-feira (23), policiais do CISP de São José da Laje flagraram um adolescente conduzindo uma motocicleta em condições completamente irregulares. A ocorrência foi registrada por volta das 17h no Conjunto Armando Lyra, localizado na cidade da Zona da Mata alagoana.

O jovem, além de não portar carteira de habilitação — como determina o Código de Trânsito Brasileiro — também pilotava o veículo sem capacete, calçando chinelos, com retrovisores ausentes e ainda usava fones de ouvido. Ao ser abordado pela guarnição, ele relatou que a própria mãe havia lhe entregue a motocicleta para circular pela cidade.

Diante da confissão, os policiais entraram em contato com a genitora do adolescente, que foi até o local. Após análise da situação, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra a mulher, com base no artigo 310 do CTB, que trata de permitir ou entregar direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.

As infrações administrativas também foram devidamente registradas, com a emissão de quatro Autos de Infração de Trânsito (AITs) referentes às irregularidades constatadas no momento da abordagem.

Após a conclusão dos procedimentos legais, tanto a mãe quanto o filho foram liberados.

Base legal

  • Art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro:
    Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. Trata-se de infração de natureza criminal.