Um homem foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Várzea Grande, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, em uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (14) por policiais militares do 2º Batalhão da Polícia Militar, lotados na Companhia de Policiamento do Interior (CPAI-III).
De acordo com informações repassadas pelos militares da equipe Pelopes 01 e Pelopes 02, a ação ocorreu por volta das 9h15, após denúncia repassada pelo Serviço de Inteligência da corporação. A guarnição foi acionada para verificar um possível ponto de tráfico na Quadra 4 do bairro.
Ao chegar ao local indicado, os policiais visualizaram um indivíduo em atitude suspeita. Durante a abordagem, foi encontrada com ele uma pistola calibre .380, carregada com 13 munições, além de nove trouxinhas de cocaína prontas para comercialização.
Ainda durante a ação, os policiais observaram, através de uma janela da residência do suspeito, o que aparentava ser uma estrutura montada para o preparo e fracionamento de entorpecentes.
No interior do imóvel, foram localizadas uma balança de precisão, um celular, duas bolsas com substância de cor branca e duas pedras grandes de cocaína, totalizando aproximadamente 695 gramas do entorpecente. Questionado, o suspeito – identificado pelas iniciais K.H.S.F. – confirmou que a droga era de sua propriedade.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido à Central de Flagrantes (CISP) de União dos Palmares, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Ele deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo
O tráfico de drogas é tipificado no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), e prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa.
Já o porte ilegal de arma de fogo, previsto no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), também configura crime grave. O indivíduo preso portava uma pistola calibre .380 sem autorização legal, o que se enquadra no artigo 14 da referida lei.
A pena para esse tipo de infração pode variar de 2 a 4 anos de reclusão, além de multa, podendo aumentar em caso de agravantes, como o uso da arma no contexto de outro crime.
Material apreendido:
- 1 pistola calibre .380
- 13 munições
- 1 balança de precisão
- 1 aparelho celular
- Aproximadamente 695g de cocaína
