UNIÃO DOS PALMARES (AL) — Uma operação da Polícia Ambiental interrompeu o funcionamento de um local de abate clandestino e resultou na prisão do responsável nesta sexta-feira, (09).
A ação visou coibir a comercialização de carne processada sem higiene e conter a poluição gerada pela atividade sem licença na Zona da Mata alagoana.
O que foi flagrado no abatedouro em União dos Palmares?
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) confirmou que porcos e carneiros eram abatidos em um ambiente insalubre e sem condições mínimas de limpeza. Segundo os agentes, a atividade clandestina causava poluição ambiental e representava uma ameaça direta à saúde pública devido à exposição das carcaças.
A inteligência da Polícia Militar de Alagoas realizou levantamentos prévios que levaram ao flagrante em 09/01/2026. O proprietário foi detido e encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de União dos Palmares para os procedimentos legais.
Como denunciar crimes ambientais e abates ilegais?
Para denunciar irregularidades como abatedouros clandestinos, poluição ou maus-tratos em Alagoas, a população dispõe dos seguintes canais oficiais:
- WhatsApp de Denúncias do BPA: (82) 98833-5879.
- Telefone de Emergência: 190 (Polícia Militar).
- Canais Adicionais: (82) 3315-4325 ou (82) 8835-8791.
O consumo de carne sem o selo de inspeção oficial (SIM, SIE ou SIF) aumenta o risco de intoxicações e doenças graves. A apreensão realizada em União dos Palmares evitou que carnes contaminadas fossem distribuídas em feiras e pontos de venda da região.
Até o momento, a Vigilância Sanitária municipal não divulgou a quantidade total de material inutilizado ou se houve aplicação de multas administrativas ao proprietário. O portal BR104 segue acompanhando o caso junto ao BPA.
Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
