Polícia resgata menino de 9 anos que era mantido acorrentado e sob intensa tortura

O genitor e sua companheira foram presos em flagrante pelo crime; resgate ocorreu nesta segunda-feira (6).

O menino estava desnutrido e com diversas marcas de violência pelo corpo | © Divulgação

O menino estava desnutrido e com diversas marcas de violência pelo corpo | © Divulgação

Um menino de 9 anos, que estava sendo constantemente torturado e mantido acorrentado, foi resgatado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (06/12), no bairro Gilberto Mestrinho, na Zona Leste de Manaus. O genitor e sua companheira foram presos em flagrante pelo crime.

De acordo com a delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a criança ficava presa a uma corrente – usada para prender cães – na sala da residência onde a família morava e apanhava por qualquer motivo.

“Ao conversar com a criança, ela afirmou que era vítima de torturas praticadas pelo pai e pela madrasta […] Ela apanhava por tudo e por isso tinha medo dessas surras, por isso não comentava nada com ninguém fora do ambiente doméstico”, revelou a delegada.

Além de ficar preso todas as noites, o menino estava desnutrido e com diversas marcas de violência pelo corpo. E, caso necessitasse ir ao banheiro, ninguém o ajudava. O casal possui outras duas crianças de 2 e 8 anos, mas segundo Joyce, tinham um tratamento diferenciado.

Em depoimento à polícia, o pai da criança afirmou que a acorrentava para que ela não pudesse comer os alimentos da irmã mais nova, de 2 anos. Segundo o homem, o menino tem intolerância à lactose, e para evitar o contato com os alimentos derivados do leite, era acorrentado.

De acordo com a Depca, o casal responderá pelo crime de tortura. Após o resgate, a criança agredida foi levada a um abrigo. Os outros dois filhos do casal vão ficar com parentes. A mãe biológica não foi localizada.